ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 25º

Saúde e Bem-Estar

Gestantes correm para postos de saúde no 1º dia de vacinação contra bronquiolite

Procura destaca a importância da imunização para a proteção dos bebês recém-nascidos

Por Bruna Marques e Ketlen Gomes | 03/12/2025 14:37
Gestantes correm para postos de saúde no 1º dia de vacinação contra bronquiolite
Gestante sendo vacinada contra o vírus sincicial respiratório (Foto: Ketlen Gomes)

Campo Grande iniciou na tarde desta quarta-feira (03) a vacinação contra o VSR (vírus sincicial respiratório), principal causador da bronquiolite, para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O início da aplicação das doses, que aconteceu em sete unidades de saúde estratégicas, foi marcado por uma grande procura. Na USF (Unidade de Saúde da Família) 26 de Agosto, por exemplo, a demanda foi tão alta que a sala de vacinação precisou ser ampliada para atender todas as gestantes que se dirigiram até o local logo no primeiro momento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande iniciou nesta quarta-feira (03) a vacinação contra o VSR (vírus sincicial respiratório), principal causador da bronquiolite, para gestantes a partir da 28ª semana. A demanda foi expressiva nas sete unidades de saúde estratégicas, levando à necessidade de ampliação da sala de vacinação na USF 26 de Agosto. A cidade recebeu 2.966 doses iniciais, com expectativa de atender 1.600 gestantes no primeiro momento. A Secretaria Municipal de Saúde planeja expandir a vacinação para 74 unidades gradualmente, visando imunizar até 12.000 gestantes ao longo do ano. A vacina permite que as mães transfiram anticorpos aos bebês, garantindo proteção desde o nascimento.

A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Veruska Lahdo, explicou que a procura já era esperada. E desde que o Ministério da Saúde anunciou que a vacina estaria disponível no SUS (Sistema Único de Saúde), muitas gestantes começaram a buscar informações e a se preparar para receber o imunizante.

“A estratégia inicial foi de distribuir as vacinas em sete unidades de saúde e ampliar gradualmente para outras 14 unidades a partir de amanhã. A intenção é garantir cobertura em toda a cidade e, aos poucos, disponibilizar as vacinas nas 74 unidades de saúde de Campo Grande", afirmou.

Gestantes correm para postos de saúde no 1º dia de vacinação contra bronquiolite
Gestantes esperam para serem imunizadas na USF 26 de Agosto (Foto: Ketlen Gomes)

A vacina, que foi recebida em Campo Grande com 2.966 doses, é considerada um avanço significativo na prevenção da bronquiolite, doença grave que pode afetar bebês, especialmente os recém-nascidos. A gestante que recebe a vacina transfere anticorpos ao bebê, garantindo proteção desde o nascimento, especialmente contra as complicações do VSR, que tem uma taxa de internação elevada em crianças menores de três meses.

Gestantes como Damíris Cristina Barreto, 33 anos, grávida de gêmeos, destacaram a importância da vacina. "Quanto mais cedo eu tomar, melhor, para passar para as meninas. A vacina é super cara na rede privada, então ter acesso pelo SUS é muito importante", afirmou Damíris, que completou 33 semanas de gestação e segue a orientação médica para se proteger e proteger suas filhas. "É uma vacina importante para evitar que o bebê pegue o vírus, que pode ser muito perigoso nos primeiros meses", completou.

Gestantes correm para postos de saúde no 1º dia de vacinação contra bronquiolite
Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente da Sesau (Foto: Ketlen Gomes)

Natália Bellini, de 26 anos e grávida de seu primeiro filho, também não perdeu a oportunidade de ser vacinada. "A vacina no particular é caríssima, então fiquei muito feliz por poder tomar aqui no SUS, de graça, para proteger o meu bebê", disse Natália, que espera o nascimento de seu filho para fevereiro. "Hoje em dia, os vírus estão mais fortes e a prevenção é essencial para garantir que o bebê não pegue a bronquiolite", afirmou.

Além da vacinação, as gestantes estão sendo orientadas a permanecerem por 15 minutos nas unidades de saúde após a aplicação da vacina para observação, como uma medida de segurança. A vacina não possui contraindicações fortes, exceto em casos de reações alérgicas graves registradas previamente, e pode ser aplicada até o momento do parto, conforme a orientação da Secretaria Municipal de Saúde.

A vacinação segue o horário de funcionamento das unidades de saúde, que, em sua maioria, atendem até 16h45, exceto a USF Noroeste, que oferece atendimento até 22h. No sábado, as unidades também farão plantão para garantir o acesso das gestantes que não conseguiram comparecer durante a semana, mas os locais ainda não foram divulgados.

Neste primeiro momento, a expectativa é que cerca de 1.600 gestantes sejam atendidas, mas a Secretaria Municipal de Saúde prevê a vacinação de até 12.000 gestantes ao longo do ano, conforme a disponibilidade de vacinas.

Gestantes correm para postos de saúde no 1º dia de vacinação contra bronquiolite
O mascote Zé Gotinha interage com gestantes enquanto elas aguardam na sala de espera para a vacinação (Foto: Ketlen Gomes)

As unidades que iniciaram a vacinação hoje são:

  • USF Noroeste (Rua Dois Irmãos, 701 – Jardim Noroeste)
  • USF Oliveira II (Rua Antônio João Escobar, 390 – Oliveira II)
  • USF Universitário (Rua Marquês de Olinda, 295 – Universitário)
  • USF Dona Neta (Rua Cora, 100 – Guanandi)
  • USF Paradiso (Rua Hanna Abdulahad, 315 – Jardim Paradiso)
  • USF 26 de Agosto (Rua Rui Barbosa, 4.670 – São Francisco)
  • USF Aero Itália (Rua Rio Galheiros, 280 – Jardim Aeroporto)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.