ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 28º

Saúde e Bem-Estar

SES amplia leitos e cirurgias para reduzir filas em hospitais de MS

Campo Grande e Três Lagoas serão beneficiados pela expansão

Por Geniffer Valeriano | 07/05/2025 15:29
SES amplia leitos e cirurgias para reduzir filas em hospitais de MS
Médicos durante realização de procedimento cirúrgico (Foto: Divulgação)

Para desafogar a fila de espera nos hospitais, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) ampliou o número de leitos e o volume de cirurgias ortopédicas e gerais em Mato Grosso do Sul. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (7) e é uma resposta ao aumento de casos de doenças respiratórias, que têm pressionado a rede pública.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul anunciou a ampliação de leitos e cirurgias ortopédicas e gerais para reduzir as filas de espera nos hospitais. Em Campo Grande, o Hospital Adventista do Pênfigo realizará mensalmente 240 procedimentos, incluindo cirurgias gerais e ortopédicas. A expansão também contempla o Hospital São Julião, na Capital, com 12 novos leitos clínicos, e o interior do estado. Em Três Lagoas, o Hospital Regional da Costa Leste receberá 10 leitos de UTI pediátrica, enquanto o Hospital Auxiliadora contará com 10 leitos intermediários de pediatria.

Em Campo Grande, os atendimentos foram reforçados com a inclusão do Hospital Adventista do Pênfigo na prestação de serviços ortopédicos e cirúrgicos gerais. Segundo a SES, a contratualização visa reduzir a dependência da Santa Casa.

O hospital passará a realizar mensalmente 80 cirurgias gerais, 80 procedimentos de Terapia Ortopédica Eletiva (TOE) pós-fixado e 80 cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade — sendo 40 de alta complexidade.

Além disso, serão mantidos os incentivos para os serviços já contratados na unidade, que incluem 40 leitos clínicos e 15 leitos de UTI adulto. Os atendimentos contemplam procedimentos de urgência, emergência e eletivos.

Também na Capital, o Hospital São Julião terá reforço de 12 leitos clínicos à estrutura já existente, por meio de convênio com o município. Os leitos serão regulados via urgência e emergência, com atualizações de disponibilidade feitas três vezes ao dia.

No interior, Três Lagoas terá expansão na rede hospitalar. O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé receberá 10 leitos de UTI pediátrica. Já o Hospital Auxiliadora contará com 10 leitos de Unidade Intermediária de Pediatria, que funcionarão entre junho e agosto.

“Essa medida é uma resposta direta à população que sofre com a falta de leitos neste período de alta incidência de doenças respiratórias. Estamos fortalecendo a rede nos pontos de maior demanda para garantir atendimento oportuno e seguro”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

As ampliações foram formalizadas por meio de ofícios enviados pela SES à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande). O documento detalha a distribuição dos serviços, critérios de regulação e os valores dos incentivos, definidos por termo aditivo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias