ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

O PT e o fogo amigo

Redação | 20/02/2012 07:00

Briga de novo?

A paz no ninho do PT que parecia reinar depois do anúncio de Vander Loubet como pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande, mas bastou uma rusga no fim de semana para uma crise já surgir. É que durante encontro do partido no fim de semana o ex-governador Zeca do PT colocou seu nome à disposição para a eleição da presidência do diretório regional, que só ocorre no final do ano que vem.

Repercussão

Na sessão da Assembleia Legislativa na terça (19), os petistas Pedro Kemp e Paulo Duarte repudiaram o episódio. Consideraram o debate extemporâneo e fora de propósito, já que o momento é de discutir as eleições municipais. Aliás, a dupla até se abraçou, descontraída, para comentar o assunto e ressaltar a união deles na Casa de Leis.

Ferida

Para Kemp e Duarte, o caso mostra que as feridas dentro do PT não estão cicatrizadas. E a tal união, que parece utopia na legenda, voltou a ser colocada em xeque e separar as correntes lideradas por Delcídio do Amaral e Zeca do PT.

Transparência

Pedro Kemp apresentou projeto durante a sessão para determinar que todas as licitações públicas tenham transmissão ao vivo, por áudio e vídeo, por meio do Portal da Transparência. A ideia, segundo ele, é dar mecanismo para o cidadão acompanhar os certames e combater as fraudes em licitações.

Sem surpresas

Pré-candidato à Prefeitura de Corumbá pelo PT, Paulo Duarte disse que não se surpreendeu com a definição do PMDB pela ex-vereadora Solange Alves de Oliveira para a empreitada. Ela aparece como principal concorrente de Duarte após a desistência do presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Evander Vendramini Duran (PP). Para o deputado, Solange é “franca atiradora” na disputa. A candidatura dela também é vista como alavanca para a campanha do marido, vereador Oséas Ohara.

Vice

Apontado como favorito na eleição a prefeito no município, Duarte disse que ainda não foi definido o nome do vice em sua chapa. Admitiu que a prioridade é que a indicação saia do PSD. Os aliados, certos até agora, segundo ele, são PDT, PCdoB e DEM, além do PSD. “Vão ter outros partidos”, garantiu.

Tricampeão

O deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) confirmou que é pré-candidato à Prefeitura de Naviraí. Ele já foi prefeito na cidade por dois mandatos. A saída do veterano parlamentar, caso vença a disputa, deve fazer que Youssif Domingos, segundo suplente da coligação, retorne à Casa de Leis.

Aliança

Zé Teixeira revelou que seu partido, o DEM, articula a disputa para ficar com a vice do pré-candidato e prefeito Murilo Zauith (PSB). Além disso, colocou em dúvida a candidatura de Marçal Filho ao cargo. O clima “quieto” em busca de alianças pelo peemedebista na cidade o faz pensar com desconfiança na candidatura peemedebista.

Prazo

O deputado Junior Mochi cravou que a decisão do PMDB sobre a disputa à Prefeitura de Coxim sai até sexta-feira. A legenda analisa o cenário e ainda decide se apoia candidato do partido ou Moacir Kohl, do PSB, que aparece bem nas pesquisas, mas não garantiu que será candidato.

Patrimônios

O Carnaíba, realizado no município de Paranaíba, entrou para o Calendário de Eventos de Mato Grosso do Sul. A publicação ocorreu na edição de terça (19) no Diário Oficial do Estado, em que também foi publicado que o Cavalo Pananeiro passa a ser patrimônio histórico, cultural e genético do Estado por conta de suas características que estão historicamente ligados à conquista do território de MS e ao seu povoamento.

Nos siga no Google Notícias