ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Google comemora 20 anos de buscador com inteligência e novas funções

Graziella Almeida | 25/04/2018 18:28
A logomarca da ferramenta também passou por diversas adaptações. (Foto: Techtudo)
A logomarca da ferramenta também passou por diversas adaptações. (Foto: Techtudo)

A ferramenta de buscas do Google completa 20 anos e, para comemorar, a companhia anunciou a chegada de novos recursos ao sistema, em um evento que ocorreu no último domingo (22). A pesquisa será mais rápida e inteligente e os usuários terão acesso a mais tópicos relacionados à sua busca, para que possam continuar explorando aquele tema.

As novidades têm contribuição de engenheiros de Belo Horizonte (MG) e fazem parte de um conjunto de funções na qual o famoso site de buscas da internet vem trabalhando para aprimorar o acesso e experiência dos usuários. Confira abaixo algumas das funcionalidades que serão incorporadas pelo buscador:

Jornada de Tópicos relacionados – O novo recurso estava em fase de testes desde dezembro de 2017 nos Estados Unidos e chegou recentemente aos brasileiros. As funções foram desenvolvidos por engenheiros do escritório de Belo Horizonte e trazem como novidade para os usuários que, ao pesquisar um tópico específico, o usuário verá, logo no topo da página, sugestões relacionadas àquele tema.

Painéis de conhecimento aprimorado – Os painéis de conhecimento são aqueles quadros que aparecem no resultado das buscas com informações sobre o tópico pesquisado. A novidade é que agora eles estão mais inteligentes e as sugestões de conteúdos relacionados passam a aparecer dentro dos resultados de uma pesquisa.

Snippets em destaque – A função tem um destaque especial e também foi desenvolvida no Brasil. A novidade fica no topo da página, que concentra um resumo das respostas e um link para a página da web da qual aquele trecho foi extraído. O aprimoramento funcionará a partir de maio e será capaz de exibir resultados relacionados a dois termos de pesquisas ao mesmo tempo.

O site de buscas é fruto da ideia de dois estudantes de pós-graduação que queriam reunir e acessar a todo conteúdo existente na internet apenas por um único lugar, que fosse capaz de disponibilizar resultados de pesquisa relevantes para cada usuário. Assim, Larry Page e Sergey Brin criaram, em 4 de setembro de 1998, o buscador Google.

Seu grande diferencial foi a ferramenta chamada PageRank. Graças a ela, foi possível organizar os milhões de links disponíveis na web para entregar às pessoas aqueles que melhor respondem a sua dúvida. Hoje em dia, o algoritmo do Google leva em consideração mais de 200 critérios ao oferecer os resultados de busca. Isso inclui, por exemplo, a localização do usuário e até mesmo a autoridade dos sites que oferecem respostas.

Nos siga no Google Notícias