A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

28/06/2017 12:35

Seminário na Capital discute uso de tecnologias para inovação de serviços

Professor da USP veio a cidade para dar exemplos de pesquisas

Mayara Bueno
Prefeito Marquinhos Trad em seminário sobre tecnologia. (Foto: Assessoria PMCG).Prefeito Marquinhos Trad em seminário sobre tecnologia. (Foto: Assessoria PMCG).

Seminário que discute práticas para transformar Campo Grande na chamada “cidade inteligente” é promovido pela Prefeitura da Capital nesta quarta-feira (28). O evento acontece no auditório do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência) e se chama “Ferramentas Tecnológicas na Gestão Pública Municipal”.

As "cidades inteligentes" são projetos nos quais a premissa é a tecnologia, criando situações sustentáveis e eficazes.

A ideia do encontro, segundo o município, é capacitar os gestores mostrando o que há de atual sobre tecnologias, dando exemplos que funcionam em outras cidades para, posteriormente, ser aplicado por aqui.

Em São Paulo, por exemplo, a USP (Universidade de São Paulo) desenvolve pesquisas nas áreas de cidade inteligente, rastreabilidade e logística. Para a Capital, o professor doutor da instituição, Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo, a questão da cidade inteligente foi o que chamou mais atenção da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia e Informação).

“A gente desenvolve diversos conceitos, aplicando novas tecnologias como internet das coisas, cloud computing, big data, analytics e novos conceitos na gestão. Isso dá as prefeituras uma nova forma de enxergar os problemas e tentar resolvê-los”, disse.

Como casos práticos que surgiram das pesquisas, Vidal citou o cupom fiscal eletrônico , o canal azul, que é um sistema de rastreabilidade para exportação de proteína animal, que já existe no Ministério da Agricultura.

“Quase todas as necessidades das pessoas podem ser solucionadas com o uso de tecnologia. Muitos podem ter uma melhora substancial com uso da tecnologia”, afirmou o prefeito Marquinhos Trad (PSD), que participou do seminário.

Governo federal anuncia R$ 50 milhões para setor de tecnologia inovadora
A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou nesta segunda-feira, ...
Saúde e tecnologia, uma relação complexa
Uma coisa não se pode negar, o mundo evoluiu tecnologicamente nas últimas cinco décadas muito mais que nos demais séculos juntos. E os impactos dessa...
Encontro de jovens do agronegócio defende qualificação antes de tecnologia
Mais do que investir em tecnologia, o pecuarista e professor André Bartocci defende que jovens que pretendem entrar no agronegócio, devem aumentar a ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions