A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019

25/10/2018 21:38

Sinal analógico de tevê na Capital será desligado na próxima terça-feira

Quem ainda não se adaptou a mudança tem só mais uma semana para instalar os conversores digitais para não perderem as programações da televisão aberta em casa.

Adriano Fernandes
Só por meio de conversores ou televisores com sistema digital embutido será possível assistir a televisão aberta a partir do próximo dia 31. (Foto: Reprodução) Só por meio de conversores ou televisores com sistema digital embutido será possível assistir a televisão aberta a partir do próximo dia 31. (Foto: Reprodução)

Após um primeiro adiamento em agosto, o sinal analógico de televisão em Campo Grande será desligado na próxima terça-feira (31). Ou seja, quem ainda não se adaptou a mudança tem só mais uma semana para instalar os conversores digitais para não perderem as programações da televisão aberta em casa.

Além da Capital e Terenos - a 25 km de Campo Grande-, o sinal também será desligado, assim como Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR), regiões que também não atingiram o percentual de 89% dos domicílios com sinal digital até 13 de agosto, considerado insuficiente para a Anatel.

Pelo cronograma, todas as cidades brasileiras deverão passar pelo processo de desligamento do sinal analógico até 2023. A transmissão do sinal HD é inteiramente gratuita mas, para acessar, é preciso instalar um conversor digital nos aparelhos mais antigos, de tubo. Se o televisor já tiver conversor acoplado é necessário somente uma antena externa UHF.

Em Mato Grosso do Sul, 135 mil kits devem ser entregues e, de acordo com a assessoria do Seja Digital, cerca de 122 mil já foram retirados. A retirada dos Kits por famílias de baixa renda beneficiadas pode ser agendada pelo site sejadigital.com.br ou por meio do telefone 147. Durante o atendimento é solicitado o NIS (Número de Identificação Social).

O processo de desligamento do sinal analógico é coordenado pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV) e RTV, que conta com representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, de empresas de telecomunicações e de radiodifusores.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions