ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Sinal analógico de tevê na Capital será desligado na próxima terça-feira

Quem ainda não se adaptou a mudança tem só mais uma semana para instalar os conversores digitais para não perderem as programações da televisão aberta em casa.

Adriano Fernandes | 25/10/2018 21:38
Só por meio de conversores ou televisores com sistema digital embutido será possível assistir a televisão aberta a partir do próximo dia 31. (Foto: Reprodução)
Só por meio de conversores ou televisores com sistema digital embutido será possível assistir a televisão aberta a partir do próximo dia 31. (Foto: Reprodução)

Após um primeiro adiamento em agosto, o sinal analógico de televisão em Campo Grande será desligado na próxima terça-feira (31). Ou seja, quem ainda não se adaptou a mudança tem só mais uma semana para instalar os conversores digitais para não perderem as programações da televisão aberta em casa.

Além da Capital e Terenos - a 25 km de Campo Grande-, o sinal também será desligado, assim como Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR), regiões que também não atingiram o percentual de 89% dos domicílios com sinal digital até 13 de agosto, considerado insuficiente para a Anatel.

Pelo cronograma, todas as cidades brasileiras deverão passar pelo processo de desligamento do sinal analógico até 2023. A transmissão do sinal HD é inteiramente gratuita mas, para acessar, é preciso instalar um conversor digital nos aparelhos mais antigos, de tubo. Se o televisor já tiver conversor acoplado é necessário somente uma antena externa UHF.

Em Mato Grosso do Sul, 135 mil kits devem ser entregues e, de acordo com a assessoria do Seja Digital, cerca de 122 mil já foram retirados. A retirada dos Kits por famílias de baixa renda beneficiadas pode ser agendada pelo site sejadigital.com.br ou por meio do telefone 147. Durante o atendimento é solicitado o NIS (Número de Identificação Social).

O processo de desligamento do sinal analógico é coordenado pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV) e RTV, que conta com representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, de empresas de telecomunicações e de radiodifusores.

Nos siga no Google Notícias