A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

14/06/2017 15:10

Para não correr riscos, dica é ter bom senso na hora de atravessar ruas

Viviane Oliveira e Marcus Moura
Em cruzamentos com semáforos apenas para veículos, como na Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, no Centro, os condutores que vão fazer a conversão devem dar preferência para o pedestre (Foto: André Bittar) Em cruzamentos com semáforos apenas para veículos, como na Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, no Centro, os condutores que vão fazer a conversão devem dar preferência para o pedestre (Foto: André Bittar)

O atropelamento de uma criança de 7 anos durante travessia na faixa de segurança, em Campo Grande, traz preocupação e acende um alerta: qual a forma correta de fazer a passagem, sem correr risco, em cruzamentos onde não há semáforo. Apesar de várias campanhas sobre o assunto, ainda falta bom senso, tanto do condutor quanto do pedestre.

O Gestor de Educação e Segurança de Trânsito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Ivar Custódio da Silva, explica que há três formas de atravessar a rua corretamente. Ele alerta que nem sempre o pedestre tem preferência absoluta na hora de cruzar a via, como em trecho sem semáforo ou faixa de pedestre.

Em cruzamento sem sinalização nenhuma, a preferência é do veículo. O pedestre deve atravessar apenas quando tiver uma distância segura. Já em cruzamento com semáforo, a regra é simples: cada um respeita a sua vez. 

Quando há faixa (sem semáforo), o pedestre deve sinalizar a intenção com o braço e esperar que todos os veículos parem para seguir com segurança. Como mostra em vídeo o repórter Marcus Moura.

“A atenção deve ser redobrada, principalmente com os motociclistas, que andam entre os automóveis. O pedestre só deve atravessar depois que todos os veículos tiverem parado. Crianças não têm noção do perigo e devem estar acompanhadas de um adulto”, alerta o especialista.

Em cruzamentos com semáforos apenas para veículos, como na Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, no Centro, os condutores que vão fazer a conversão devem dar preferência para o pedestre.

“Neste caso, o bom senso deve prevalecer. Se tiver alguém chegando para atravessar também, o pedestre deve esperar para fazer a travessia junto, assim, evitar que o motorista fique parando toda hora”, explica.

Acidente - O acidente envolvendo a criança e uma motocicleta foi filmado por câmeras de segurança de um estabelecimento.

As imagens mostram o momento em que um carro para na faixa para três pessoas atravessarem, sendo um adulto com duas crianças. Uma delas adianta os passos, mas antes de finalizar a travessia acaba atropelada por uma Honda Biz.

A menina foi arrastada pela motocicleta. Os dois ocupantes da moto caíram ao chão. Apesar da violência da batida, os três sofreram ferimentos leves. A criança, que foi levada à Santa Casa, recebeu alta médica por volta das 21h30 do mesmo dia. Assista ao vídeo que mostra imagens do acidente.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions