ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Radares de algumas ruas terão nova velocidade; na Mato Grosso já mudou

Aliny Mary Dias | 25/09/2013 09:05
Alteração ocorreu há alguns dias na Avenida Mato Grosso (Foto: Marcos Ermínio)
Alteração ocorreu há alguns dias na Avenida Mato Grosso (Foto: Marcos Ermínio)

O assunto é antigo, há mais de dois anos a velocidade dos radares de Campo Grande foi tema de discussões na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa. Para pôr fim a polêmica, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) definiu que todos radares teriam velocidade máxima de 50 km/h e as lombadas em 30 km/h. No entanto, neste mês, o órgão decidiu mudar o limite máximo de algumas vias e voltou a ser alvo de crítica dos motoristas. 

A primeria via a ser alterada foi a do radar da Avenida Mato Grosso, que passou de 50 km/h para 60km/h. O mesmo deve acontecer em outras vias.

De acordo com o diretor de trânsito da Agetran, Elídio Pinheiro, a mudança será feita em algumas ruas e avenidas de grande fluxo. A alteração foi definida após um estudo que apontou a mudança de 50 km/h para 60 km/h fundamental para a melhor fluidez no trânsito em alguns pontos.

Motivação da Câmara Municipal e da Assembleia que discutiram a questão na época, a confusão que a alteração já causa nos motoristas é tema de indignação daqueles que passam boa parte do dia nas ruas.

Para o mototaxista Ivan Cabrera, 31 anos, a mudança que já ocorreu na Avenida Mato Grosso é ruim porque causa confusão em quem dirige. “A gente já tem tanta coisa pra cuidar e eles ainda mudam a velocidade. É melhor que continue todos com o mesmo limite”, explica o profissional que pilota há 10 anos.

Mototaxista reprova mudança (Foto: Marcos Ermínio)
Mototaxista reprova mudança (Foto: Marcos Ermínio)
Para Joacyr, alteração é positiva (Foto: Marcos Ermínio)
Para Joacyr, alteração é positiva (Foto: Marcos Ermínio)

A Agetran não divulgou quais outras vias devem ter a alteração colocada em prática, mas afirma que a mudança deve ocorrer ainda neste ano. O único local com mudanças é a Avenida Mato Grosso em frente ao Pavilhão Albano Franco.

Joacyr Gomes tem 22 anos e também utiliza o carro para ir ao trabalho, para ele, a mudança é positiva, pois em alguns trechos, a velocidade de 50 km/h é baixa em relação ao fluxo. “Na Gury Marques, por exemplo, tinha que ser 60 km/m mesmo, porque do jeito que está é muito baixo e a gente precisa diminuir muito a velocidade”, explica.

Já outros motoristas são radicais e preferem a diminuição do número de radares ao invés da velocidade dos equipamentos. “Tinha é que tirar esses radares, têm muitos nas ruas da cidade e a gente precisa andar muito devagar em alguns lugares”, afirma a autônoma Maxilaine Torres, 27 anos.

A reportagem do Campo Grande News tentou entrar em contato com a diretora presidente da Agetran, Katia Moraes Castilho, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento desta matéria.

Em alguns locais, radares continuam em 50 km/h (Foto: Marcos Ermínio)
Em alguns locais, radares continuam em 50 km/h (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias