ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Bucaramanga, um oásis verde na Cordilheira dos Andes

Por Paulo Nonato de Souza | 08/11/2023 13:16
Parque de San Pio, um lugar perfeito para quem gosta de ficar perto da natureza (Foto: Reprodução)
Parque de San Pio, um lugar perfeito para quem gosta de ficar perto da natureza (Foto: Reprodução)

Bucaramanga, cidade colombiana de mais de 400 anos, situada na Cordilheira dos Andes, a 959 metros acima do nível do mar, rodeada de natureza e um dos lugares com melhor qualidade de vida na América do Sul, segundo relatório do Banco Mundial. O clima local é perfeito para quem adora curtir atrações e passeios ao ar livre.

Não por acaso, Bucaramanga é conhecida como a cidade dos parques. Conta com uma imensa área verde em plena zona urbana e fica próxima das paisagens montanhosas mais bonitas da Colômbia. O parque de San Pio, por exemplo, é uma visita obrigatória para quem adora contato com a natureza. Fica em frente da igreja de San Pio X em um cenário de jardins bem cuidados, um pequeno playground para crianças, vegetação exuberante e muita sombra para os visitantes se protegerem nos dias de sol e calor.

Fora da cidade, mas ainda bem perto dela, fica o Parque Nacional de Chicamocha, onde é possível ver de perto animais como cabras e avestruzes, visitar o Monumento a la Santandereanidad e até se aventurar em uma tirolesa. O parque conta também com um teleférico panorâmico, que percorre os cerca de 6km do cânion do rio Chicamocha. O melhor do local, no entanto, é a vista: morros e montanhas verdinhos, por todos os lados.

Para curtir a cidade, vale ir até a Catedral de La Sagrada Familia, que fica em frente do parque Santander, ótimo lugar para fazer uma pausa e tomar um sorvete. A poucos metros dali, La Casa del Libro Total, construção colonial bem conservada, conta com atividades culturais o ano todo, como apresentações musicais e mostras. Para ver mais arte em Bucaramanga, vale visitar o interessante museu de Arte Moderna da cidade.

Com amplas salas de exposições, conta com um pátio onde abriga esculturas de grande porte. Por lá, é possível ver obras de importantes artistas latino-americanos, como Eduardo Ramírez Villamizar e Ricardo Gómez Vanegas. Ao visitar Bucaramanga, certamente vai querer aproveitar para conhecer San Juan de Girón, cidade vizinha, que fica apenas 9km ao sul.

O lugar é conhecido como "cidade branca" por causa das cores de suas construções. San Juan de Girón tem casas erguidas entre os séculos 16 e 19 e ruas forradas por paralelepípedos, que fazem o viajante viajar no tempo. Também histórica, a Casa de Bolívar, onde o libertador Simón Bolívar ficou hospedado, abriga um interessante museu que percorre a história do país. No local estão cerca de 4.000 peças que tratam da riqueza arqueológica e artística da região.

Então, se gostou da dica do site VamosViajar, da Latam, comece desde já a planejar sua viagem para conhecer mais um destino interessante na Colombia. A companhia aérea tem opções de voos para Bucaramanga, saindo de Campo Grande com conexão no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Nos siga no Google Notícias