ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Conheça as regras para viajar com seu animal de estimação

Por Paulo Nonato de Souza | 27/01/2024 09:10
As companhias aéreas só permitem que a viagem seja feita com o pet dentro de uma caixa de transporte debaixo da poltrona da frente do tutor ou, em casos dos cães de porte médio/ grande, no bagageiro – Foto: Reprodução
As companhias aéreas só permitem que a viagem seja feita com o pet dentro de uma caixa de transporte debaixo da poltrona da frente do tutor ou, em casos dos cães de porte médio/ grande, no bagageiro – Foto: Reprodução

Período de férias é quase sinônimo de viagem. Quem tem animal de estimação tem a opção de levar o pet junto para passear do que deixá-lo em algum abrigo ou mesmo com familiares. Isso já há alguns anos é possível até mesmo em viagens de avião, mas não se pode esquecer de cumprir regras específicas para cada tipo de transporte, não só aéreo, também de carro ou ônibus.

No topo da lista de providencias a serem tomadas pelo tutor estão itens como o calendário em dia de todas as vacinas do animal, com a ressalva de que o comprovante tem que estar em mãos, e atestado de saúde emitido por um médico veterinário garantindo que o pet está livre de ectoparasitas como carrapatos, pulgas e ácaros. Detalhe importante: o transporte deve ser em caixas de plástico ou bolsas especiais.

Antes de sair de casa, faça o que tem que ser feito.  Veja abaixo mais dicas do Ministério do Turismo sobre as regras e cuidados prévios para que a viagem com o seu pet seja confortável, especialmente para o animal:

Pesquise locais adequados - Antes de sair de viagem com seu melhor amigo, certifique-se que ele será bem-vindo nos locais em que vocês estarão passeando. Pesquisar hotéis e lugares pet friendly é o primeiro passo para que todos se divirtam e você não tenha que acabar deixando seu animalzinho sozinho em um lugar desconhecido para ele - o que pode causar bastante estresse ao animal - ou até deixar de curtir um passeio porque ele não pode participar.

Evite ter que improvisar - O conforto do seu amigo é importante, então, certifique-se que o local tem tudo que seu bichinho necessita. Lembre-se que ele precisa ter um espaço adequado para dormir e fazer suas necessidades, além da alimentação própria - fuja do improviso. Levar alguns de seus brinquedos favoritos pode ser uma boa dica para que ele não se sinta aflito longe do seu habitat.

Se a viagem for de avião - Consulte as regras da companhia aérea que você escolheu. Cada empresa tem sua própria política de transporte de animais. A depender do peso e tamanho, alguns bichinhos podem ser transportados na cabine de passageiros, junto ao dono, porém, outros apenas poderão ir no bagageiro do avião, o que pode ser um pouco mais arriscado para o animal, principalmente para os cães braquicefálicos - aqueles de focinho achatado - como Buldogues e Pugs. É sempre recomendado visitar o veterinário antes de embarcar.

Viagem de carro - Os cuidados ao viajar de carro com seu pet são muito importantes. Principalmente no verão, a temperatura é um ponto que precisa ser levado em conta para evitar desconfortos e até mal estar. Se possível, use o ar-condicionado para deixar seu pet sempre refrescado. Água de tempos em tempos também é essencial para manter a hidratação do animal. Outra dica é fazer pequenas paradas de duas em duas horas para que ele possa caminhar um pouco e fazer suas necessidades, além de ir molhando o bichinho para refrescá-lo, principalmente nas patinhas.

Pet que enjoa em viagens de carro – Sim, não apenas humanos, também tem aqueles animais que podem enjoar na hora de viajar de carro. Verifique com um veterinário a possibilidade de administrar algum medicamento para enjoo, caso necessário, mas deixá-lo em jejum duas horas antes de pegar a estrada pode ajudar. Lembre-se de que cada animal reage diferente, ou seja, cada caso é um caso. É importante que o veterinário que já acompanha seu pet dê dicas caso haja um mal estar na estrada.

Segurança no transporte do animal - Nunca deixe o seu bichinho solto ao viajar com ele de carro, porque ele pode se machucar à menor freada. A própria legislação de trânsito exige que o animal seja transportado de forma segura, sempre no banco de trás do carro, em caixa de transporte adequada ao tamanho e peso do animal ou cinto de segurança especial para pets - ambos podem ser adquiridos em lojas de produtos de animais.

Cuidados com o calor - Aproveitar o dia bonito e o calor do verão para passear com seu animal ao ar livre é sempre uma delícia, principalmente para aqueles que adoram brincar com bolinhas e entrar na água. Mas é sempre bom lembrar que eles têm uma temperatura corporal diferente da nossa e, portanto, têm mais facilidade em superaquecer seu organismo. Preste sempre muita atenção aos sinais que eles emitem. Respiração muito ofegante e salivação excessiva podem ser um alerta de que é hora de ir para a sombra e deixar seu amigo descansar um pouco. Não esqueça de sempre oferecer água ao seu bichinho.

Nos siga no Google Notícias