ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 30º

Lugares por Onde Ando

Conheça Lima, a sede da final da Libertadores 2025

Por Paulo Nonato de Souza | 17/09/2025 08:23
Conheça Lima, a sede da final da Libertadores 2025
Vista do Estádio Monumental de Lima, que receberá a sua segunda final única da Libertadores, a primeira foi em 2019 entre Flamengo e River Plate (Foto: Reprodução)

Gastronomia, arte, história e futebol! Que tal viver essa combinação em Lima, no Peru, na final da Copa Libertadores de 2025? A capital peruana vai receber o jogo que apontará o novo campeão sul-americano no dia 29 de novembro. Portanto, estamos a pouco mais de dois meses do esperado confronto que poderá ter dois clubes brasileiros.

A fase de quartas-de-final que começa nesta quarta-feira, 17, tem os confrontos de ida e volta entre Palmeiras x River Plate (Argentina); Flamengo x Estudiantes (Argentina); São Paulo x LDU (Equador). Mas seja qual for o seu time de coração, o jogo da final da Libertadores no Estádio Manumental de Lima pode ser apenas um dos motivos para você explorar a vida cultural vibrante e a gastronomia fascinante de uma das principais capitais da América do Sul.

Com tantos atrativos, não é por acaso que que Lima receberá pela segunda vez o jogo único da final da Libertadores. A primeira foi em 2019 entre Flamengo x River Plate, que terminou com vitória do time brasileiro por 2 a 1. Portanto, se você já está planejando visitar o Peru, com certeza Lima não pode faltar no seu roteiro de viagem. Cosmopolita, repleta de atrações culturais e reconhecida como a capital gastronômica da América Latina, reúne museus, parques, centros culturais, bares badalados e alguns dos restaurantes mais estrelados do mundo. Um verdadeiro combo de atrativos imperdíveis para encantar os olhos e agradar ao paladar.

Conheça Lima, a sede da final da Libertadores 2025
A Plaza de Armas, na região central, um dos pontos de partidas para você passear a pé e conhecer a cidade de Lima (Foto( Reprodução)

Veja abaixo algumas dicas do site VamosLatam que tornarão a sua passagem pela cidade inesquecível:

História e tradição pelas ruas do centro - Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Centro Histórico de Lima é um ótimo ponto de partida para conhecer a cidade. Se você começar a visita pela Plaza de Armas - a Plaza Mayor -, poderá chegar a diversas atrações andando. Entre elas, o Teatro Municipal, casa da Orquestra Sinfônica Nacional do Peru e que conta com uma programação intensa de recitais e concertos.

Quando a fome bater, faça uma parada no Cordano, restaurante centenário que oferece um cardápio recheado de iguarias peruanas. Aposte no Tacu Tacu, uma massa crocante feita com arroz e feijão fritos juntos - a versão servida no local é considerada uma das melhores da cidade. O Museu de Arte de Lima (MALI) fica a 30 minutos de caminhada dali e se destaca como um dos principais difusores da produção artística do Peru - seu acervo preserva mais de três mil anos de história, indo do período pré-colombiano até os dias atuais.

Encantos e sabores à beira-mar - No bairro de Miraflores, um dos mais queridos pelos turistas, você poderá explorar o Malecón, um calçadão de cinco quilômetros, que conecta diversos parques e restaurantes na região. E o melhor: com uma vista espetacular do Oceano Pacífico. Por lá, não deixe de visitar o Parque del Amor. Projetado pelo artista peruano Víctor Delfíne, ele abriga a famosa escultura El Beso, além dos bancos de mosaico que exibem poemas de escritores locais. Aproveite para passar também pelo Parque Kennedy e provar os picarones da barraquinha Picarones Mary. As rosquinhas feitas com massa de abóbora e batata doce são um sucesso!

No bairro, você ainda encontrará alguns dos melhores lugares para saborear um ceviche. O La Mar, de Gastón Acurio, e o El Mercado, de Rafael Osterling, são ótimas pedidas para o almoço. Para o jantar, a dica é o Maido, eleito o melhor restaurante do mundo pelo World’s 50 Best Restaurants 2025. Sob o comando do chef Mitsuharu Tsumura, ele une as culinárias japonesa e peruana, surpreendendo com pratos como o ramen de lula com chouriço amazônico. Para viver essa experiência, faça sua reserva com antecedência.

Arte, boêmia e alta gastronomia - Não é demais dizer que Barranco é uma galeria a céu aberto. Famoso por suas cores vibrantes, o bairro reúne os endereços mais interessantes para quem aprecia arte urbana. Por lá, lugares como a Avenida Pedro de Osma e a Bajada de Baños ostentam trechos repletos de murais assinados por artistas locais. Outro ponto imperdível é o Museu de Arte Contemporânea (MAC), dedicado às obras vanguardistas do Peru e da América Latina. Vale combinar o passeio com uma visita à Dédalo, loja que une artesanato, moda, acessórios e peças assinadas.

Para além da vocação artística, Barranco é um bairro boêmio por essência, lar de bares premiados, como o Lady Bee e restaurantes badalados. Sob comando do chef Virgílio Martínez, o Central é um deles. Primeiro latino-americano a liderar o ranking de melhores do mundo, o restaurante aposta em ingredientes vindos do Oceano Pacífico, Amazônia e Andes, e segue disputadíssimo - suas reservas são feitas com até quatro meses de antecedência.

Destino cultural de Lima - Na região portuária, Callao se firmou como um destino cultural importante fora do eixo central de Lima, resultado de um processo de revitalização que transformou o bairro por meio da arte. Promovida pela Fugaz - uma organização sociocultural peruana -, a iniciativa trouxe nova vida ao centro históricodo local, com ruas mais coloridas - desde as paredes em tons vibrantes até as bandeirolas que decoram os caminhos -, novos espaços de convivência, galerias, cafés e restaurantes. O projeto ainda ganhou um espaço físico, a Casa Fugaz, localizada no antigo Edifício Ronald. Ao todo, são seis andares com diversas salas que abrigam exposições, cursos e ateliês de artistas residentes. Caso visite o prédio em um final de semana, vá até o rooftop para curtir boa música e apreciar a vista dos murais que decoram as ruas do entorno.