ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Lugares por Onde Ando

Dicas de destinos de natureza para você curtir com crianças

Paulo Nonato de Souza | 04/03/2021 07:25
Bonito é um destino de natureza com grande diversidade de passeios para famílias com crianças (Foto: BonitoWay/Reprodução)
Bonito é um destino de natureza com grande diversidade de passeios para famílias com crianças (Foto: BonitoWay/Reprodução)

Viajar com crianças não é mais sinônimo de parques temáticos com castelos encantados, passeios de trenzinhos e demais atrativos do gênero Walt Disney. Que tal destinos de natureza? É onde estão as opções consideradas dos adultos, mas que significam uma grande oportunidade de aprendizado em família sobre ambientes naturais, fauna e flora, e a importância da preservação do meio ambiente.

Se você tem crianças e pretende sair do isolamento social, ainda que seja em uma viagem rápida, no estilo bate e volta, para minimizar riscos de contágio do coronavírus, sugerimos escolher atividades que envolvam experiências de conhecimento da natureza e educação ambiental. Assim, estará dando força para o significado do Dia Mundial do Turismo Ecológico, comemorado na última segunda-feira, 1º de março, além de se preservar contra a Covid-19.

Mas se a sua decisão é permanecer em casa neste momento de segunda onda da pandemia, então fica a dica para você incluir o turismo ecológico na sua próxima viagem em um cenário mais seguro. Em Mato Grosso do Sul não faltam opções para o seu planejamento de viagem com passeios em família. Veja algumas dicas abaixo:

Vale do Alcantilado (Rio Negro) - Mais conhecido pelo nome de Estância Arco Íris, o vale é uma propriedade privada no município de Rio Negro, a 154 km de Campo Grande, com muitas atividades ao ar livre. A lista de atrativos inclui uma cachoeira de mais de 60 metros de altura, trilhas, piscina natural e sítios arqueológicos com cavernas de mais de 10 mil anos, batizadas de a Toca do Índio I e a Toca do Índio II. Informações sobre reservas pelo telefone +55 67 99893-1583 (WhatsApp).

Observação de aves – O birdwatching é a prática de observação de pássaros em seu habitat natural, e uma boa dica para “driblar” a recomendação de fazer viagens para locais próximos, sem ter que passar horas dentro de um carro, ônibus ou avião sob riscos de contagio da Covid-19. Afinal de contas, Mato Grosso do Sul é destino certo para viajar pelo universo das aves. São centenas de espécies, algumas raras, outras ameaçadas de extinção. Só no Pantanal são 650 espécies diferentes de aves, quase metade das 1.919 aves catalogadas em todo o Brasil.

Bonito, cenário perfeito – É um destino  de ecoturismo, a 297 km de Campo Grande, onde você encontra todos os cenários para se divertir e aprender sobre a natureza, praticando turismo sustentável, ou seja, além do conhecimento sobre preservação do meio ambiente você também pode entender melhor como apoiar os negócios do turismo local, base da economia de Bonito.

E mais: se você é sul-mato-grossense, nativo ou residente, basta emitir o seu Carimbonito, um passaporte que vale prêmios se carimbar todos os espaços do documento até 15 de dezembro de 2021. Pelo regulamento, os 10 primeiros detentores do documento com 100% carimbado até o dia 15/12/2021 ganharão uma viagem de 3 dias e 2 noites para Bonito, em períodos de baixa temporada, com hospedagem e café da manhã mais 2 passeios para duas pessoas incluídos, menos transporte. Os ganhadores terão até o dia 30 de junho de 2022 para curtir a premiação

Passeio a cavalo - Se você é daquelas pessoas que amam a natureza, então que tal incluir uma boa cavalgada em seus planos? Em Mato Grosso do Sul há uma grande diversidade de propriedades rurais que recebem turistas em busca de descanso em meio a natureza e oferecem o passeio a cavalo. Significa que nem precisará ir muito longe ao se deslocar para um município vizinho, e além de praticar atividades ao ar livre estará prestigiando o turismo local e regional.

Por exemplo, o Recanto Ecológico Rio da Prata, na zona rural de Jardim, a 237 km de Campo Grande,  oferece passeio a cavalo com programação de 6 km em 1h30 para grupos de até oito pessoas. É uma boa oportunidade para contemplar a natureza, avistar animais, aprender sobre a vida do homem do campo e conhecer como a pecuária funciona na prática.

De bike em Bonito -  Cultural na Ásia e na Europa, onde a bicileta ganhou ainda mais espaço na preferência da população por conta da pandemia de coronavírus, por possibilitar o distanciamento social, a modalidade já desponta no Brasil como uma das tendências do novo normal.

Em Bonito você tem a opção de encarar o turismo de aventura em cima de bicicletas. Além de ser uma alternativa sustentável de mobilidade, o turismo de bike é todo ao ar livre e possibilita conhecer lugares com muito mais autonomia, porque você pode fazer o seu próprio ritmo e parar onde e quando quiser, nem precisa ser um ciclista do dia a dia ou um atleta de MTB (Mountain Bike). Se ficou interessado, ligue para o Allan Velcic, da Rota Aventura, uma operadora de cicloturismo local especializada em trilhas e roteiros de bike (67-98459 7900).

Nos siga no Google Notícias