ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Lugares por Onde Ando

Dicas para você se aventurar e aproveitar o feriadão de maio

Por Paulo Nonato de Souza | 02/04/2024 08:16
Com belas praias, Fortaleza é destino perfeito para aproveitar o feriadão de Corpus Christi (Foto: Reprodução)
Com belas praias, Fortaleza é destino perfeito para aproveitar o feriadão de Corpus Christi (Foto: Reprodução)

Vem aí um feriadão bem do tipo bom para uma boa viajada! Será o feriado de Corpus Christi, dia 30 de maio (quinta-feira). Nem precisa dizer que muita gente vai emendar a sexta-feira no sábado e domingo, ou seja, quatro dias de folga para aproveitar e relaxar em algum destino nacional de natureza.

Se no feriado de Páscoa você fez apenas um bate e volta de fim de semana, na parada de Corpus Christi poderá optar entre viajar para algum destino de natureza em Mato Grosso do Sul ou até curtir praias no Nordeste. No turismo, com planejamento se vai além. Por exemplo, a cidade de Fortaleza está entre os destinos brasileiros mais procurados em 2024, segundo pesquisa recém divulgada pelo site Airbnb.

Nem é difícil entender o motivo. Com suas praias de águas esverdeadas, falésias e dunas encantadoras, a capital do Ceará oferece dezenas de passeios cada vez mais mais conhecidos por viajantes brasileiros e estrangeiros. Veja abaixo um roteiro do site VamosViajar, da Latam, com dicas de praias, museus e teatros para você se divertir em Fortaleza:

Praias, parques e muita diversão - A deslumbrante Praia do Futuro é uma das principais atrações de Fortaleza, a apenas meia hora de ônibus do centro, trajeto feito pelas linhas de ônibus 752 e 906. Esta faixa de areia, preferida por estrangeiros, se estende por 8 km distribuídos em uma infraestrutura incrível, com um corredor de quiosques construídos com palha de carnaúba (matéria-prima abundante na região). Para finalizar o dia com sucesso, uma refeição inesquecível à beira-mar é obrigatória, especialmente às quintas-feiras, dia oficial de caranguejada em toda a capital.

Mas se a busca for por um passeio para toda a família, vale reservar um dia inteiro de viagem para conhecer o Beach Park, um dos maiores parques aquáticos do mundo. Localizado no município de Aquiraz, a apenas 25 km da capital, na Praia Porto das Dunas, este parque garante aventura e adrenalina. Com restaurantes, lounge privativo e o um toboágua gigante, viver essa experiência, sem dúvidas, promete ser memorável.

Em contato com a natureza - Na famosa Praia de Cumbuco, no município de Caucaia, a 30 km a oeste da capital, o merecido descanso estará garantido. O acesso a esse paraíso pode ser feito tanto de carro quanto de ônibus. Cumbuco é um destino querido pelos turistas por oferecer uma boa quantidade de atividades, como passeios de quadriciclos e buggys saindo do Parque das Dunas, além dos mais procurados kite e windsurf. Depois de se encantar com um espetacular pôr do sol na praia, uma visita à lagoa dos pescadores é essencial.

O local é ideal para conhecer o comércio local e experimentar uma deliciosa lagosta no Chico do Caranguejo, restaurante com uma das mais belas vistas para o mar. Outro passeio imperdível de um dia é a charmosa Águas Belas, a apenas 1h20 de carro ao sul do centro ou de ônibus a partir de Cascavel. Esta praia se destaca pelo espetacular encontro do Rio Mal Cozinhado com o Oceano Atlântico, proporcionando uma experiência única junto à natureza.

Inaugurado em 1910, o Theatro José de Alencar é referência artística, turística e arquitetônica em Fortaleza (Foto: Reprodução)
Inaugurado em 1910, o Theatro José de Alencar é referência artística, turística e arquitetônica em Fortaleza (Foto: Reprodução)

A arte em cada canto da cidade - O Ceará tem marcado presença nas produções artísticas nacionais e internacionais. Por isso, uma visita ao Theatro José de Alencar é indispensável para começar a viagem. Localizado no centro da cidade e conectado ao aeroporto pela linha 44, o teatro apresenta uma programação cênica completa, além de desempenhar um papel ativo no cenário cultural de Fortaleza.

Para aproveitar ao máximo a região central e completar o roteiro cultural, a 10 minutos do teatro está a grandiosa Estação das Artes, centro de arquitetura neoclássica datada da época colonial. Tornou-se um ponto turístico atraente por ser um espaço onde se reúnem grupos artísticos de diversas linguagens. Ainda no centro, não se pode perder a oportunidade de conhecer o Mercado Central, estabelecimento especializado em artesanato cearense, aberto de domingo a domingo, no horário comercial.

Basta caminhar 7 minutos a partir do Mercado para completar a tríade de museus com o famoso Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um complexo artístico que conta com cinema, teatro, museu, memorial e até um planetário. O espaço cativa o público com sua bela arquitetura e uma programação quase sempre gratuita.

Estamos a menos de dois meses do feriado prolongado de Corpus Christi. Se gostou das dicas de lugares para conhecer em Fortaleza, comece desde já a fazer suas buscas pelos melhores preços de passagem e hospedagem. A Latam tem voos para a capital cearense saindo de Campo Grande com conexão em São Paulo ou Brasília.

Nos siga no Google Notícias