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Entenda a cobrança na marcação de assento nos voos nacionais

Por Paulo Nonato de Souza | 08/05/2021 08:28
Quem decide escolher o assento no momento da aquisição do bilhete tem de pagar uma taxa adicional (Foto: Reprodução)
Quem decide escolher o assento no momento da aquisição do bilhete tem de pagar uma taxa adicional (Foto: Reprodução)

A cobrança pela marcação de assentos nos voos nacionais começou em 2018. Portanto, não chega a ser uma novidade para os viajantes brasileiros, mas ainda é motivo de surpresa e de dúvidas na hora de fechar a compra do bilhete. A iniciativa no transporte aéreo de passageiros no Brasil veio logo depois de implantada a decisão de cobrar pela bagagem despachada, em 2017.

São duas situações que ainda hoje causam polêmicas e muito provavelmente são irreversíveis. Todas as companhias aéreas adotaram a cobrança pela marcação de assento, mas seguem políticas diferentes sobre a taxa adicional para quem prefere selecionar seu lugar no avião no momento da compra da passagem.

Pelas regras, quem quiser escolher o assento no momento da aquisição do bilhete terá de pagar uma taxa adicional. A escolha do assento só será gratuita no período do check-in que começa sete dias antes da viagem. “A cobrança na marcação de assento depende da tarifa adquirida”, disse Ceila Arakaki, da operadora Voe Viagens, de Campo Grande.

No caso da Gol, por exemplo, os clientes que comprarem a passagem nas tarifas Promo e Light, que são as mais baratas da empresa, não terão direito a despacho de bagagem gratuito nem a escolha de assento no momento da compra. Já quem comprar a passagem nas tarifas Max e Plus, que são mais caras, poderão despachar sua bagagem gratuitamente e escolher os assentos marcados na hora da compra, sem custos adicionais.

Ao escolher a tarifa Max você pode marcar seu assento GOL+ Conforto gratuitamente a qualquer momento. Se optar por outra tarifa da GOL, você pode comprar o assento GOL+ Conforto na hora de adquirir a passagem e também quando for fazer o check-in (mesmo com o voo já pago). “Além da comodidade de poder viajar com mais espaço, clientes que viajam no assento GOL+ Conforto também têm prioridade na hora do embarque e check-in. Clientes GOL+ Conforto ainda contam com um compartimento de bagagem exclusivo”, explicou Ceila Arakaki.

Na Azul, quem optar pela Tarifa Mais Azul pode escolher o seu assento de preferência e não pagar nada a mais por isso. Se optar pela Tarifa Azul, você pode comprar o seu assento antecipado na hora de adquirir a passagem ou de forma gratuita realizando o check-in 48h antes do voo.

A Latam cobra de R$ 20 a R$ 30 pela escolha de assentos em voos nacionais, também de acordo com o tipo de bilhete escolhido. Nos seus voos internacionais, há cobrança entre US$ 15 a US$ 20, dependendo do tipo de bilhete adquirido para os Estados Unidos, Europa e Ásia, e para países da América do Sul e para o México, o serviço custa de US$ 6 a US$ 8. Veja outras dicas abaixo:

Na Azul: 

- Clientes TudoAzul Básico e TudoAzul Topázio pagam pela marcação de assento antecipado com desconto. Na Tarifa Mais Azul, a marcação antecipada poderá ser feita sem cobrança.

- TudoAzul Safira e TudoAzul Diamante possuem isenção da cobrança em qualquer etapa do fluxo de compra ou no processo de check-in.

- O processo de marcação de assentos de forma gratuita, poderá ser realizado 48h antes do voo, através de qualquer canal.

A marcação de assentos antes de 48h poderá ser realizada através da área Minhas Reservas no site da Azul.

Na Gol: 

- Clientes Smiles Diamante e seus acompanhantes na mesma reserva, o assento GOL+ Conforto é gratuito, independentemente da tarifa escolhida. Você só precisa marcar sua poltrona antecipadamente e informar o número Smiles.

- Clientes Smiles Ouro e seus acompanhantes na mesma reserva têm 50% de desconto na aquisição do assento.

Na Latam: 

- Os passageiros que optarem em não escolher seu assento, a seleção será feita de forma automática 48 horas antes do voo.

- Mesmo no check-in o cliente só poderá escolher assento se pagar a taxa, ou tiver dentro dos critérios de exceção (status e tarifas mais altas).

- Não pagam pelo serviço os clientes Latam Fidelidade das categorias Black Signature, Black e Platinum, além de passageiros com bilhetes comprados nas tarifas Top e Plus.

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