ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 34º

Lugares por Onde Ando

Entenda as “novas” regras de chegada e saída dos hotéis

Por Paulo Nonato de Souza | 10/10/2025 10:46
Entenda as “novas” regras de chegada e saída dos hotéis
O hotéis vão continuar com 3 horas para a limpeza, arrumação e higienização dos quartos (Foto: Reprodução)

Motivo de indignação dos viajantes, as regras de entrada e saída dos hotéis no Brasil, os famosos check-in e check-out, não vão mudar. O Ministério do Turismo publicou uma portaria anunciando mudanças que entrarão em vigor a partir do próximo dia 15 de dezembro, mas, na prática, tudo vai continuar igual. Por exemplo, quem ainda não considerou no mínimo estranho o check-in às 14h e o check-out às 11h? Pois a decisão governamental só reforça essa norma de atendimento dos hotéis.

A portaria governamental é uma espécie de seis por meia dúzia. Não estabelece um horário certo para check-in e check-out, deixa para os hotéis a escolha do seu sistema de atendimento aos hospedes, e diz que o valor das diárias deve ser calculado sobre 24 horas, com 3 horas para a limpeza/arrumação do quarto e mínimo de 21 horas de estadia. Só que isso já acontece nos hotéis e pousadas do Brasil, com entrada às 14h e saída às 11h, no máximo 12h.

De novidade mesmo, seria a determinação para que os hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem informem antecipadamente os hóspedes quais são os horários de entrada e saída, a fim de permitir a realização dos serviços de arrumação, higiene e limpeza completa dos quartos e suítes com trocas de roupas de cama e toalhas. Só que isso também já ocorre por meio de publicação nas páginas online dos hotéis.

Em seu paragrafo terceiro, a portaria diz que, “se o hóspede optar pela dispensa dos serviços de arrumação, higiene e limpeza, caberá ao meio de hospedagem adotar as providências necessárias, assegurando que essa opção não coloque em risco as condições sanitárias e de segurança dos demais hóspedes”. Alguém sabe dizer se isso ocorre ou se já ocorreu em algum meio de hospedagem no Brasil ou no exterior? Veja no link o que diz a Portaria do Ministério do Turismo.