ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Parque comemora três décadas de proteção à natureza selvagem

Por Paulo Nonato de Souza | 21/05/2025 13:19
Parque comemora três décadas de proteção à natureza selvagem
Paredões do cânion Fortaleza, um dos maiores do Brasil, com 7,5 km de extensão e mais de 1.200 metros de altura (Foto: Reprodução)

Um lugar para viver experiencias diferentes de tudo que já tenha vivido antes, com satisfação e emoções a cada passeio, não apenas para visitar e contemplar belezas naturais. Assim é o Parque Nacional da Serra Geral, localizado no município de Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, a 286 Km de Florianópolis e a 1.534 Km de Campo Grande. Em 33 anos, desde sua criação, tornou-se um símbolo de preservação ambiental no Brasil, e um dos parques mais visitados do país.

Criado por decreto do governo federal em 20 de maio de 1992 para garantir a conservação de paisagens naturais, biodiversidade e ecossistemas únicos da cadeia de montanhas no Sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul, o Parque Nacional da Serra Geral está entre os destinos turísticos nacionais com perfil para um dos estilos de viagem que mais cresce no mundo atualmente, o turismo de experiencias autênticas que fazem sentido para a vida dos viajantes, ou seja, o visitante não só observa, mas também interage com a vida local, neste caso, a natureza.

É tudo protegido e conservado. “São mais de três décadas de proteção e respeito à biodiversidade”, diz nota enviada ao Campo Grande News pela Urbia Gestão de Parques, concessionária de serviços de apoio à visitação ao Parque Nacional da Serra Geral. Ressalta já que investiu mais de R$ 37 milhões só em infraestrutura e cuidados para melhorar as condições de acesso aos turistas desde que assumiu a gestão da unidade de conservação em 2011.

Junto com o seu vizinho Parque Nacional de Aparados da Serra, criado em 1959, o Parque Nacional da Serra Geral protege formações geológicas únicas, como os cânions Fortaleza e Itaimbezinho. Os dois parques estão localizados em meio da gigantesca área do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, a maior concentração de cânions da América Latina, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, um lugar único que encanta e impressiona os visitantes.

O Parque Nacional da Serra Geral tem uma área de  8.675 km², o que equivale a uma área de 17.301,96 hectares. Tudo em uma altitude média de 1.240 metros acima do nível do mar. Abrange o município de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e os municípios de Praia Grande e Jacinto Machado, ambos em Santa Catarina. O principal atrativo do Parque é o cânion Fortaleza, um dos maiores do Brasil, com paredões que têm 7,5 km de extensão e, em alguns pontos, até mais de 1.200 metros de altura.

Em um espaço tão grande, sobram opções do que fazer. O visitante tem muitas opções como as trilhas da Pedra do Segredo, da Borda Sul, do Mirante, do Alto do Mirante, da Cachoeira do Tigre Preto e do Quebra Cangalha. A   lista de atrativos ainda tem nascentes de cursos d'água, matas nativas e outros cânions dentro do perímetro total do Parque, como o Faxinal, em sua porção sul, e o cânion Malacara.

Na área destinada à visitação existem trilhas autoguiadas para contemplar os cânions e as paisagens deslumbrantes da região. As principais trilhas incluem a do Mirante, do Alto do Mirante, do Quebra-Cangalha, da Pedra do Segredo, da Cascata do Tigre Preto e da Borda Sul, que permitem percorrer quase todo o Cânion Fortaleza.

O Parque Nacional da Serra Geral, assim como o Parque Nacional de Aparados da Serra, formam um polo de geoturismo com relevância geológica internacional, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Os cânions possuem características essenciais para a consolidação do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. O território envolve 7 municípios, quatro de Santa Catarina (Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande) e três do Rio Grande do Sul, (Torres, Mampituba e Cambará do Sul), totalizando uma área de 2.830 km².

HISTÓRIA - A formação dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza ocorreu durante o período Triássico Superior, há cerca de 150 a 200 milhões de anos. O cânion Fortaleza traz o testemunho de um longo processo geológico, que começou com a formação das rochas basálticas no Triássico Superior e continuou com a erosão por rios ao longo de milhões de anos, resultando em paisagens de tirar o fôlego.

O Parque Nacional da Serra Geral é um símbolo de preservação ambiental no Brasil. Na fauna é possível avistar lobos-guará, suçuaranas (leão-baio), veados-campeiros, tatus, bugios, raposas, gambás, gralhas-azuis, papagaios-charão, periquitos, perdizes, codornas, marrecas, quero-queros, gaviões-pato e águias-cinzentas.

Nos siga no Google Notícias