Primavera, a época perfeita do ano para conhecer Santiago

A estação das flores! É assim que definimos a primavera, uma das estações favoritas do ano para a maioria dos viajantes. Tudo fica bem mais bonito e colorido, seja qual for o lugar no mundo, até mesmo em áreas desérticas. Por exemplo, se existe uma estação do ano ideal para explorar Santiago do Chile, sem dúvida é a primavera, quando o clima fica perfeito, a natureza se mostra em seu melhor momento e as atividades de passeios ao ar livre se multiplicam e encantam os turistas e até os locais.
É a época ideal para passear pelas ruas e parques de Santiago, frequentar os lugares sem ter que encarar filas e multidões e ainda economizar. Irá gastar bem menos do que se gasta no inverno, quando a cidade é invadida por brasileiros em busca de esportes de neve, estações de esqui, banhos termais ou simplesmente conhecer a neve e as Cordilheiras dos Andes.
Tal qual no Brasil, a primavera no Chile vai de 22 de setembro a 21 de dezembro, com a diferença de que lá nessa época do ano os dias amanhecem às 7h e anoitecem a partir das 19h, com manhãs e noites frias. Nada que você não possa encarar para realizar seus passeios pelos parques, apreciar belas paisagens, visitar centros culturais e saborear a gastronomia chilena.
Veja abaixo algumas dicas do site VamosLatam com sugestões de passeios e caminhadas para você explorar Santiago do Chile em todo o seu esplendor na primavera:
Parques com arte e natureza - Um dos parques mais icônicos de Santiago é o Parque Florestal. Sua localização é bem central e está repleto de espaços onde é possível estender uma toalha e fazer um piquenique, ou simplesmente aproveitar a paisagem e observar o movimento da cidade. No entorno, você encontrará edifícios de estilo colonial e, bem pertinho dali, o Museu Nacional de Belas Artes, com uma arquitetura única, além de exposições de artistas nacionais e internacionais.
Outro espaço ideal para se conectar com a natureza e a cultura é o Parque Quinta Normal. Além de seus jardins e lago, ele abriga uma rede de museus que valem a visita, como o Museu Ferroviário, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos e o Museu de Ciência e Tecnologia.
Se você busca uma terceira opção para se encantar com Santiago e seus parques, não deixe de incluir o Parque Bicentenário de Vitacura no seu roteiro. Ele é perfeito para quem viaja com crianças, já que é tranquilo, seguro e oferece áreas especiais para uma tarde divertida, que pode terminar em um dos cafés da região.

Os cerros e suas vistas - Para aproveitar o clima agradável da estação, nada melhor do que conhecer alguns dos cerros mais famosos de Santiago, começando pelo Cerro Santa Lucía. Localizado na região central e com fácil acesso para os visitantes, este refúgio tem um grande valor histórico, pois acompanhou o desenvolvimento da cidade. Entre seus atrativos estão os terraços Neptuno e Caupolicán, o Castelo Hidalgo, o jardim circular e, claro, os mirantes que oferecem uma bela vista do entorno.
Mas sabe qual é o cerro favorito entre os moradores e turistas? O Cerro San Cristóbal. Até artistas como Dua Lipa já reservaram um espaço na agenda para visitar esse símbolo de Santiago. Um verdadeiro pulmão verde, ele pode ser acessado a pé, de bicicleta, funicular ou teleférico. Além disso, conta com várias trilhas de diferentes níveis de dificuldade para quem deseja transformar a visita em uma experiência mais esportiva – mas não se preocupe, a caminhada é bem amigável, indicada para famílias e com paradas em pontos como o Jardim Japonês ou o Zoológico Nacional que também faz parte do local.
Agora, se você procura a vista mais impressionante, poderá encontrá-la no Sky Costanera. Uma das atrações mais disputadas de Santiago, o lugar não é um cerro, mas sim um mirante localizado no 61º andar da torre mais alta da América do Sul. Imagine só a paisagem! A dica é visitá-lo durante o pôr do sol, de preferência em um dia claro, para apreciar ainda mais a incrível panorâmica.
A boemia do Barrio Lastarria - A primavera também é o momento ideal para apostar em programas que incluem caminhadas tranquilas pelas ruas da cidade, paradas em cafés charmosos e visitas a lojas de antiguidades. E Santiago tem um lugar perfeito para esse tipo de passeio: o Barrio Lastarria. Por lá, você poderá experimentar uma pausa em cafeterias famosas como a Doméstico ou a Wonderland Café, inspirada na história de Alice no País das Maravilhas. Além disso, Lastarria respira arte e boemia, com casarões históricos que, muitas vezes, escondem livrarias ou feiras de empreendedores locais.
E mais: O bairro oferece propostas gastronômicas deliciosas, com cozinha de autor e coquetéis típicos, como os do Chipe Libre. E, que tal completar o passeio com uma visita ao espaço do Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM) e suas exposições de arte? Você poderá encerrar o dia com um jantar no El Bajo, localizado na parte inferior do Centro Cultural, um lugar que reflete a essência do entorno com muito verde, móveis reaproveitados e música de qualidade.
O que levar na mala? - Se ficou animado e pretende viajar para Santiago do Chile na primavera, o ideal é que você faça a sua mala com roupas leves e confortáveis. Levar camisetas, camisas de manga curta, vestidos leves e bermudas. Mas, como as temperaturas podem variar ao longo do dia, e costuma fazer frio durante a noite, é aconselhável, também, levar algumas peças de inverno para se proteger, nada muito pesado, apenas para se sentir mais aconchegante.