ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Se não vai para lugar de praia, escolha passeios de ecoturismo

Por Paulo Nonato de Souza | 09/12/2025 08:14
Se não vai para lugar de praia, escolha passeios de ecoturismo
O passeio nos Cânions do Salobra ainda é pouco conhecido dos campo-grandenses, mas certamente está entre as jóias do ecoturismo sul-mato-grossense (Foto: Cânions Salobra/Reprodução)

Já definiu o destino das suas férias nesta virada de ano? Se deixou tudo para a última hora e não pretende viajar para lugares de praia, uma boa escolha pode ser o ecoturismo em Mato Grosso do Sul, afinal, o nosso estado está repleto de atrativos de natureza selvagem, como nas regiões do Pantanal e Bonito. Tem atrativos para todos os gostos e bolsos, passeios tranquilos para toda a família e até opções mais radicais para os mais aventureiros.

Em Mato Grosso do Sul, o Pantanal e Bonito são os destinos mais famosos e mais buscados pelos sul-mato-grossenses e pelos viajantes de outras regiões do Brasil e até do exterior, mas o estado tem muitos outros paraísos naturais para você aproveitar seu período de férias em grande estilo. Por exemplo, o mais impressionante passeio na Serra da Bodoquena!

É como os viajantes apaixonados por aventuras na natureza descrevem a Trilha do Cânion do Rio Salobra, localizada a 38 km a partir do centro da cidade de Bodoquena e a 72 km partindo de Bonito. O lugar também é conhecido como Muralha de Jericó, uma alusão às Muralhas de Jericó, um muro de defesa e proteção contra inundações construído na Palestina oito mil anos antes de Jesus Cristo. Se ficou animado, acesse o site oficial do Cânions Rio Salobra.

Em Jardim, distante apenas 237 km de Campo Grande, há uma grande variedade de belezas naturais. O município fica na região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e abriga lugares belíssimos, como o Buraco das Araras, localizado na Fazenda Alegria, a 28 km do centro da cidade. O buraco tem dimensões gigantescas: 100 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro. Nele, vivem muitas espécies de animais, com destaque para as araras, que se refugiam em seus paredões.

Outro destino imperdível é Bodoquena. O município a 264 km de Campo Grande dá nome ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, lugar que impressiona pela diversidade de fauna e flora, incluindo belas cachoeiras, a maior parte aberta para visitação. Na região, uma boa alternativa é a fazenda de turismo Cachoeiras Serra da Bodoquena, localizada a 3 km do centro da cidade de Bodoquena, a 76 km de Bonito. Com 400 hectares às margens do rio Betione, a propriedade fica em uma APP (Área de Preservação Permanente) no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

O município de Rio Negro, a 130 km de Campo Grande, perfeito para um bate e volta, também é uma alternativa para quem não deseja ir muito longe da Capital. A lista de atrativos na região tem o Rio do Peixe, com uma cachoeira de mais de 60 metros de altura, o Vale do Alcantilado, mais conhecido pelo nome de Estância Arco Íris, uma propriedade privada com muitas atividades ao ar livre como trilhas, piscina natural e sítios arqueológicos e cavernas de mais de 10 mil anos.

Veja outras dicas de destinos nacionais de natureza para você começar bem o ano de 2026:

1. Nobres (MT) – É um destino que vem se destacando no turismo do Centro-Oeste. Nobres, com seus rios e cachoeiras de águas cristalinas, fica a cerca de 150 km de Cuiabá. A cidade reúne natureza farta, centenas de nascentes preservadas e as águas cristalinas que impressionam por ter o intenso azul turquesa das águas do mar do Caribe. Partindo de Cuiabá, são duas horas de carro até o distrito de Bom Jardim, a cerca de 65 km da sede do município de Nobres.

É neste distrito que está a maioria dos atrativos turísticos. É comum os visitantes compararem Nobres com Bonito, principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, e os moradores locais costumam brincar com essa comparação. Eles respondem que em Nobres “tudo é mais do que bonito, é lindo”.

 2. Iporanga (SP) - Assim como muitas cidades turísticas no interior de São Paulo, Iporanga fica em uma região de muito verde, em meio a belas paisagens, com atrativos naturais como rios, cachoeiras e mirantes, além de excelentes opções de ecoturismo. Uma delas é o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, mais conhecido como PETAR. O Parque é uma unidade de conservação única do Brasil, com mais de 300 cavernas que integram a maior parte da Mata Atlântica preservada do país. Vale a pena visitar!

 3. Foz do Iguaçu (PR): Beleza natural e paz entre as quedas. - Muito conhecida pelas Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu é uma ótima opção de diversão em família. Entre os atrativos mais famosos estão o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras e a Usina Hidrelétrica de Itaipu.  Ficar no hotel ibis Foz do Iguaçu vai te deixar próximo de tudo isso, além de possibilitar passeios à Argentina e ao Paraguai, que são países limítrofes. Descubra mais sobre Foz do Iguaçu e outros atrativos diferentes da cidade, como o Templo Budista Chen Tien, o Vale dos Dinossauros e o Bar de Gelo Dreams Ice.

4. Guaxupé (MG) - Minas Gerais é um estado cheio de cidades pequenas, charmosas e muito agradáveis para quem quer passar alguns dias longe da correria diária. Uma delas é Guaxupé, que faz parte do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, unindo atrativos na natureza com as tradições do cultivo do café e fortalecendo a identidade regional.