ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Veículos

Aprenda como regular os faróis do seu automóvel na garagem de casa

Márcio Martins | 19/12/2018 08:52
Aprenda como regular os faróis do seu automóvel na garagem de casa

Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a atrapalhar a visão de outro condutor pode gerar multa de R$ 195,23, além de 5 pontos da carteira de motorista (CNH). Trata-se de uma infração grave e seu veículo pode ser retido até a regularização do problema, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Faróis desregulados também ofuscam a visão de quem trafega no sentido contrário e se estiverem muito baixo, não iluminam adequadamente a via. Pois bem, para iniciar o processo de regulagem, motorista deve posicionar o veículo a cinco metros de distância da parede. Use a fita métrica e as devidas marcações.

O passo seguinte é realizar a medição da altura do farol (centro da ótica) até o solo. Vamos supor que essa medida seja 66 centímetros; ela servirá de referência para a marcação seguinte, ou seja, na parede. A conta é simples: a medida da altura do farol até o solo subtraia 5 cm a menos, o equivalente a 5 metros de distância, ou seja 1% de inclinação do farol (um metro de distância, um centímetro a menos - 66 – 5 = 61).

Aprenda como regular os faróis do seu automóvel na garagem de casa

Na parede da garagem, faça uma marcação; uma linha horizontal (pode ser com fita crepe) a exatos 61 centímetros de altura. Ligue os faróis e verifique a projeção do facho de luz – deve estar posicionada sobre a linha, sem sombras de luz ou manchas escuras abaixo ou acima do traço.

Se o facho estiver fora da marcação (linha horizontal), o farol precisa ser alinhado. Para isso, levante o capô do veículo e encontre os parafusos localizados sobre o farol para os devidos ajustes. Com as ferramentas corretas, ajuste corretamente os fachos de ambos os lados, posicionando a projeção da luz sobre a linha demarcada na parede.

Nos siga no Google Notícias