ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Veículos

Caminhão elétrico percorre 150 mil quilômetros movido a eletricidade na Europa

Márcio Martins | 15/01/2020 15:24
Fotos divulgação
Fotos divulgação

O DAF CF Electric é um cavalo mecânico 4x2 totalmente elétrico, desenvolvido para aplicações de distribuição em áreas urbanas com reboques de eixo único ou duplo e peso bruto do Veículo com carga de até 37 toneladas. O caminhão é baseado no DAF CF - 'Caminhão Internacional do Ano 2018' - e opera totalmente elétrico, graças à E-Power Technology da VDL. O núcleo do trem de força inteligente é um motor elétrico de 210 quilowatts, que recebe sua energia de uma bateria de íons de lítio com capacidade total de 170 quilowatts-hora. O CF elétrico tem um alcance de aproximadamente 100 quilômetros, tornando-o adequado para o transporte de grandes volumes dentro da distribuição urbana.

ODAF CF Electric recebeu, em junho de 2019, o Green Truck Logistics Solution, um prêmio de prestígio pela implantação de tecnologias emergentes e promissoras para uma logística sustentável e inovadora na Europa.

Caminhão elétrico percorre 150 mil quilômetros movido a eletricidade na Europa

Antes de entregar o primeiro CF Eletric, há um ano, a DAF acumulou experiência com seus outros seis caminhões totalmente elétricos, que resultou em uma versão que é internamente chamada de 'Fase 2', incluindo uma nova geração de software e um novo painel.

O uso do CF Electric ajudou os clientes a experimentar, na prática, o que significa ter um caminhão elétrico no dia a dia. Nas primeiras semanas, usaram apenas uma parte limitada dos 100 quilômetros de alcance do CF Electric. Agora, alguns operadores de transporte já dirigem cerca de 250 quilômetros por dia com o veículo. "É uma questão de planejar suas viagens de maneira inteligente", disse Richard Zink. "A capacidade de carregar rapidamente as baterias - com o equipamento correto, totalmente carregado em pouco mais de 30 minutos - significa que quilômetros adicionais estarão disponíveis rapidamente, caso necessário.

Caminhão elétrico percorre 150 mil quilômetros movido a eletricidade na Europa

O modelo já percorreu mais de 30 mil quilômetros e circula sete dias por semana, das seis da manhã à meia-noite. A maioria das rotas consiste em viagens curtas na região de Eindhoven.
Recentemente, a DAF e o VDL Groep anunciaram que quatro caminhões de coleta de lixo CF Electric de três eixos e totalmente elétricos entrarão em operação, para a coleta de 'emissões zero' de produtos residuais nas áreas urbanas.

DAF CF Electric — Especificações Técnicas

Trator de peso 9.700 kg
Motor elétrico 210 kW
Torque 2.000 Nm
Capacidade da bateria 170 kWh
Alcance do veículo totalmente carregado aproximadamente 100 km
Baterias de carga rápida 35 minutos (bij 300kW)

Nos siga no Google Notícias