ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Veículos

Chery inaugura fábrica no Brasil

A montadora sai na frente com a primeira fábrica chinesa no país

Márcio Martins | 28/08/2014 14:24
Fotos divulgação
Fotos divulgação

A Chery inaugurou nesta quinta-feira (28) a sua primeira fábrica no Brasil, a unidade fica na cidade de Jacareí, interior de São Paulo. Segundo a marca foram investidos R$ 50 milhões em um centro de pesquisa e desenvolvimento no país.

Além do anúncio do novo aporte, a Chery investiu cerca de U$ 400 milhões na unidade do Vale do Paraíba que começou a ser erguida em 2011 e emprega atualmente 300 pessoas, mas a estimativa da montadora é de chegar a 3 mil funcionários entre 2017 e 2018. Cerca de 30% dos atuais funcionários são de profissionais demitidos da fábrica de São José dos Campos da General Motors.

A montadora é a primeira chinesa a se instalar no Brasil, apesar da inauguração oficial, a fábrica só iniciará a produção em dezembro, até lá serão testadas as linhas de montagem com versões de pré-série.

“No futuro, provavelmente a partir de 2018, a Chery terá um automóvel pensado, desenvolvido e produzido especialmente para o mercado brasileiro. O centro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) também vai atuar no desenvolvimento de novos modelos para a América Latina”, afirmou Luis Curi, vice-presidente da Chery no Brasil.

Foto divulgação
Foto divulgação

A fábrica ocupa uma área de 1 milhão de metros quadrados o primeiro modelo a se tornar nacional é o hatch Celer, que manterá a mesma mecânica, mas terá novo visual. Entre as mudanças estão grade e para-choque dianteiro redesenhados, o farol de neblina ganha outra moldura e há novas rodas de cinco raios duplos. Já o renovado QQ passará a ser produzido na mesma unidade no segundo semestre de 2015. 

Celer foi o primeiro modelo produzido na fábrica em junho de 2014. Foto divulgação.
Celer foi o primeiro modelo produzido na fábrica em junho de 2014. Foto divulgação.
Foto divulgação
Foto divulgação

“Com a fábrica operando, esperamos produzir 50 mil carros neste primeiro ano de funcionamento, teremos uma demanda maior do mercado, o que refletirá também no aumento da rede. A meta é chegar ao fim de 2014 com 100 revendas Chery por todo Brasil”, afirmou Curi.

A Chery também inaugurou a fábrica de motores, que recebeu investimento de cerca de R$ 250 milhões. Situada também em Jacareí, a unidade é responsável, a princípio, pela produção de propulsores 1.0 litro e 1.5 litro.

Já em 2016, a Chery anuncia que produzirá um inédito SUV, ainda sem detalhes divulgados. A capacidade total da unidade é de 150 mil veículos por ano.

Nos siga no Google Notícias