ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Veículos

Conheça todos os detalhes do novo Ford Focus 2016

O modelo chega com inovações no design e tecnologias inéditas de segurança e conveniência

Márcio Martins | 30/06/2015 15:02
Fotos divulgação
Fotos divulgação

Líder de vendas na sua categoria com certa folga, o Ford Focus na geração atual chegou ao mercado em setembro de 2013 e agora o modelo ganhou uma nova reformulação, recebeu visual mais moderno e novos equipamentos de segurança e tecnologia.

Para compensar uma atualização tão rápida, a Ford criou uma espécie de compensação para quem tem o modelo atual e deseja trocar pelo novo, resumindo, a marca esta dando um desconto especial válida para os três primeiros meses após o lançamento, a ação garante um desconto de 15% para quem trocar um Focus ano e modelo 2014/2015 por um zero quilômetro. Isso significa que a nova versão de entrada, a SE, que custa R$69.900, pode sair até por R$59.415 com o desconto.

Conheça todos os detalhes do novo Ford Focus 2016
Conheça todos os detalhes do novo Ford Focus 2016

A Focus 2016 que será vendido no Brasil, seguirá o mesmo design do modelo vendido no mercado internacional. Entre as novidades estão as novas configuração das versões, a versão S de entrada não será mais comercializada, no lugar entra a SE. Além disso, o Focus equipado com o motor 1.6 flex deixa de ser oferecido com a transmissão automatizada PowerShift de dupla embreagem, que passa a ser exclusividade do motor 2.0 Direct flex. Na prática, a Ford elevou o padrão do Focus e eliminou a versão mais simples para evitar o choque com a versão topo do New Fiesta, que poderia perder vendas por ter preço muito próximo do modelo maior.

Conheça todos os detalhes do novo Ford Focus 2016
Conheça todos os detalhes do novo Ford Focus 2016

Segundo a montadora o modelo não terá aumento permanecendo com o mesmo valor da geração anterior, a partir de agora o Focus tem preços que partem de R$ 69.900, por esse valor, o modelo de entrada SE 1.6 já vem de série com: rodas de liga leve de 17”, sistema AdvanceTrac, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2”, AppLink e Assistência de Emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável MyKey, entre outros itens.

Por uma diferença de R$ 2.000, o consumidor pode optar pela versão SE Plus 1.6, que acrescenta: rodas de liga leve 17” exclusivas, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital de dupla zona. Esse mesmo pacote com motor 2.0 Direct Flex e transmissão sequencial de seis velocidades sai por R$ 78.900, na versão SE Plus 2.0 AT.

Conheça todos os detalhes do novo Ford Focus 2016
Conheça todos os detalhes do novo Ford Focus 2016

A versão Titanium 2.0 AT vem equipado com acabamento Titanium, rodas exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida inteligente Ford Power, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch e Sony Premium Sound, custa R$ 86.900. Já a topo de linha Titanium Plus 2.0 AT vem com assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico, é comercializado por R$ 95.900.

Conheça todos os detalhes do novo Ford Focus 2016

“O Focus é um carro para quem gosta de carro, com um conjunto de inovações que vão desde o design até a criação de versões completas”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. “Como ele é um dos veículos de maior lealdade dos clientes, preparamos uma estratégia de comercialização que vai desde uma pré-venda exclusiva com descontos para proprietários dos modelos atuais 2013/2014 até os preços mais atrativos do segmento."

Tecnologias inéditas

O equipamento chamado assistente de frenagem autônomo, funciona com um sensor que monitora o trânsito à frente e é capaz de atuar em velocidades de até 50 km/h.

Em velocidades de até 20 km/h, o assistente de frenagem autônomo é capaz de evitar totalmente as colisões. Em velocidades maiores, de até 50 km/h, pode evitar ou reduzir sensivelmente a severidade do impacto. O equipamento é útil em situações comuns nas cidades, como trânsito pesado, mudanças bruscas de faixa, obras na pista, má visibilidade e principalmente nas horas de rush, em que a velocidade do tráfego raramente excede esse limite.

O sistema conta com um sensor óptico de proximidade instalado no para-brisa, chamado LIDAR - sensor de detecção de distância por reflexão de luz. Como um radar, ele mede a distância do objeto à frente pela diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a detecção do sinal refletido. Para tanto, usa elementos reflexivos da traseira dos veículos, como placa, lanternas, brake-light e refletores de para-choque.

Se o sensor percebe que o motorista está se aproximando do veículo da frente muito rápido e a distância entre ambos se reduz drasticamente, sem que o motorista tome nenhuma ação, aciona os freios automaticamente. Quando isso acontece, uma mensagem no painel informa que ele entrou em operação. O motorista tem a opção de desativar o sistema, se achar necessário.

"É um sistema inteligente, que ajuda o motorista a dirigir de forma mais segura e a reagir a situações inesperadas no trânsito", explica Luiz Morroni, diretor de Novos Programas de Engenharia da Ford. "O Novo Focus é o primeiro carro da Ford a oferecer esse equipamento no Brasil, com o conteúdo mais avançado de tecnologia e o melhor custo-benefício da categoria."

Veja no final da matéria um vídeo onde mostra o princípio do seu funcionamento.

Conheça todos os detalhes do novo Ford Focus 2016
Conheça todos os detalhes do novo Ford Focus 2016

A dirigibilidade, reconhecida como uma das principais qualidades do Focus, foi acentuada através do refinamento mecânico, com o aumento da rigidez da carroceria e novas calibrações de direção e suspensão. Somam-se a esses elementos o casamento ideal com os dois avançados motores de última geração que permanecem na linha: o 1.6 Sigma Flex, de 135/131 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, e o 2.0 Direct Flex, de 178/175 cv, com transmissão sequencial de seis velocidades, agora disponível com o sistema de acionamento "paddle shift”.

Dirigibilidade e eficiência

O aprimoramento aerodinâmico e do sistema elétrico são outros avanços que contribuem para aumentar a eficiência energética do Novo Focus. O seu coeficiente de arrasto foi reduzido para 0,287 Cx (um ganho de 3% comparado ao modelo anterior). O novo sistema de monitoramento da bateria e o compressor do ar-condicionado de geometria variável ajudam a economizar combustível.

O isolamento acústico também recebeu uma atenção especial, reduzindo tanto o nível de ruído interno e externo como as vibrações, o que aumenta a percepção de qualidade do veículo.
No quesito segurança o Ford Focus é recebeu classificação máxima de 5 estrelas do Latin NCAP.

Veja como funciona o sistema de frenagem autônomo.

Nos siga no Google Notícias