ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Veículos

Cuidados com os efeitos da maresia no seu carro

Lavagem apropriada do veículo evita a oxidação da lataria e das peças de metal

Márcio Martins | 10/12/2015 23:44

Muito se sabe sobre a importância da revisão e manutenção preventiva antes de pegar a estrada, mas pouco se fala sobre os cuidados com o veículo após uma temporada na praia, que é um dos destinos mais procurados no Brasil para as férias de fim de ano. Líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, a Monroe dá dicas para conservar a aparência e os componentes metálicos do automóvel antes e depois da viagem.

“A lataria e as peças de metal do veículo, incluindo o conjunto da suspensão e os amortecedores, sofrem com a ação corrosiva da maresia, que acelera o processo de oxidação”, informa o coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, Juliano Caretta.

O especialista diz que para minimizar e eliminar esses efeitos é recomendado polir o automóvel antes de colocá-lo na estrada, pois a cera atua como película contra a corrosão. Porém, o mais importante é a lavagem pós-viagem, preferencialmente no mesmo dia da volta.

Segundo Caretta, a melhor forma de limpar as peças é utilizar shampoo automotivo ou água e sabão neutro. Não é necessário recorrer a serviços especializados, desde que seja possível realizar a limpeza por baixo do veículo. Vale ressaltar que alguns estabelecimentos utilizam materiais alcalinos ou derivados de petróleo, que podem prejudicar os componentes de borracha.

Outra situação bastante comum é a entrada de areia em peças articuláveis, como haste e retentor, se estiverem com a coifa de proteção danificada ou rasgada. Sujeira, terra, pó e outros agentes similares provocam danos irreversíveis, reduzindo a vida útil dos componentes.

Nos siga no Google Notícias