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Veículos

Mercedes-Benz inicia as vendas do primeiro ônibus Híbrido no Brasil

O HíbridoBR se destaca pela tecnologia nacional

Márcio Martins | 01/07/2013 11:29
Foto divulgação Mercedes-Benz
Foto divulgação Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz deu início às vendas do ônibus HíbridoBR, nova solução da marca para transporte coletivo urbano que se destaca pela tecnologia totalmente nacional e pelo baixo índice de poluentes.
A convite da Mercedes-Benz, viajamos até a cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, para conhecer a novidade, na ocasião tivemos a oportunidade de dar um passeio no ônibus, juntamente com um pequeno grupo de jornalistas.

“A primeira encomenda desse veículo foi feita pela Metra, empresa de transporte urbano de passageiros de São Bernardo do Campo”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Fruto de uma parceria com a Eletra, o HíbridoBR contribui para a melhoria da qualidade do ar e maior proteção do meio ambiente. Ele amplia a nossa linha de ônibus, a maior do País, que oferece modelos para todas as demandas do mercado, tanto no segmento urbano, quanto rodoviário, escolar, fretamento e turismo”.

Foto divulgação Mercedes-Benz
Foto divulgação Mercedes-Benz

O conceito de veículo híbrido

A designação de “híbrido” acontece quando o veículo tem duas fontes de energia. No caso desse ônibus, isso inclui um grupo motor gerador e um banco de baterias. Apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia “híbrido série”.

O motor elétrico foi desenvolvido pela WEG, que já fabricou mais de 200 unidades com essa tecnologia para ônibus elétrico. A energia para o motor elétrico vem de um grupo motor gerador formado por um motor veicular Mercedes-Benz Euro 5 movido a diesel, biodiesel ou diesel de cana e um gerador também fabricado pela WEG.

Um banco de baterias tracionárias, desenvolvido pela Moura, complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias. As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicladas em um dos centros mais modernos de reciclagem da América Latina, de propriedade e com tecnologia desenvolvida pela Moura.

O motor diesel aplicado nesta tecnologia do ônibus elétrico, além de ser menor que o aplicado a um ônibus diesel similar, opera em rotação constante, o que reduz muito a emissão de poluentes, pois nas acelerações é o motor elétrico que atua. O motor diesel permanece em rotação constante (calibrada para o ponto ideal de baixa emissão e de baixo consumo) ou em marcha lenta. É fácil perceber a diferença. No “híbrido série” apenas o motor elétrico traciona o ônibus.

Uso de diesel S50, diesel de cana ou biodiesel B20

O chassi do Híbrido BR fornecido pela Mercedes-Benz é o modelo O 500 U “low entry” (entrada baixa), para carroçarias até 12 metros de comprimento e com 18 toneladas de peso bruto total – PBT. Seu motor OM 924 LA de 4 cilindros oferece uma potência de 136 kW a 2.200 rpm, com torque de 700 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm.

O motor OM 924 LA atende aos limites de emissões da legislação PROCONVE P-7 (Euro 5), podendo utilizar tanto o diesel S50, como o diesel de cana ou biodiesel B20.

O chassi O 500 U do HíbridoBR também se destaca pelos eixos da marca Mercedes-Benz e pela suspensão pneumática integral, característica amplamente reconhecida como um diferencial da linha O 500 no mercado. Esse ônibus oferece mais vantagens operacionais: não tem câmbio, a frenagem é elétrica e o motor opera em condição ideal, com aceleração controlada. Todo o gerenciamento do sistema é eletrônico.

Os ônibus híbridos são confortáveis para os usuários. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, o que diminui o ruído interno e externo. O condutor do veículo trabalha com muito mais conforto, bem estar e tranquilidade.

O HíbridoBR pode ser encarroçado por todas as empresas do setor no Brasil.

"Também estamos trabalhando no desenvolvimento desta tecnologia híbrida para os nossos modelos de ônibus articulados", diz Curt Axthelm.

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