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Campo Grande, Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

22/07/2013 19:39

Não entre numa fria! Veja alguns cuidados com a bateria do seu carro no inverno

Márcio Martins
Fotos divulgaçãoFotos divulgação

Acredite, o carro também sofre com as baixas temperaturas no inverno. Por esse motivo, são necessários alguns cuidados para garantir o bom desempenho do motor e dificultar a ocorrência de panes. As baterias velhas podem apresentar problema quando está muito frio, portanto, fique atento às mensagens que aparecerem no painel do carro.

Aproveite para eliminar qualquer corrosão que possa haver nos terminais da bateria, pois isso dificulta a partida do carro. E, para garantir, leve no porta-malas cabos de ligação de bateria, a famosa “chupeta”, caso precise obter a carga de outro carro.

As baterias são basicamente construídas de placas de chumbo (positivas e negativas) e solução de ácido sulfúrico (eletrólito), que ficam alojados dentro de uma caixa plástica, a bateria nada mais é que uma fonte acumulativa de energia. Segundo os especialistas, a durabilidade de uma bateria é em média de 2 a 3 anos, mas pode cair pela metade se o dono não tiver alguns cuidados.

Da mesma forma que é importante conferir a pressão dos pneus e o nível de óleo do motor, a inspeção do sistema elétrico do veículo também deve fazer parte dos hábitos de todos os motoristas para evitar surpresas desagradáveis, principalmente no inverno, que devido às baixas temperaturas, o motor e todo o sistema elétrico exigem mais energia para o funcionamento.

Não entre numa fria! Veja alguns cuidados com a bateria do seu carro no inverno

Carro parado também descarrega a bateria

Você sabia que o carro parado também consome energia da bateria? Neste caso, se o veículo for ficar inutilizado por mais de 20 ou 30 dias, o correto é desligar o cabo do terminal positivo, a fim de evitar que a mesma descarrega ou para que não haja a redução da vida útil da bateria.

Acessórios eletrônicos como rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos e eletrônicos que nunca ficam desligados, como a central de injeção, são aparelhos que possuem a chamada corrente de stand by, que consome carga da bateria com o carro desligado.

Não entre numa fria! Veja alguns cuidados com a bateria do seu carro no inverno

Você sabia que o descarte correto da bateria é lei?

A Lei CONAMA nº257 estabelece que o fabricante é obrigado a proceder à coleta das baterias chumbo-ácido esgotadas e inservíveis com o intuito de dar a destinação ambiental correta aos rejeitos tóxicos destes produtos.

Sendo assim, o consumidor deve entregar a bateria esgotada a qualquer estabelecimento em que o produto é comercializado. Desta forma, a bateria retorna ao fabricante por meio do comerciante, que é obrigado a recolher toda bateria que lhe for entregue pelos consumidores, clientes e terceiros independentemente de ter aquele estabelecimento comercializado ou não o produto em questão.

É dever de todos contribuir para o atendimento da legislação vigente e para a preservação do ambiente.

Além da bateria outros cuidados com o carro precisam sem tomados no inverno

No frio, fique atento também com os fluidos do seu carro. Sob temperaturas muito baixas é importante usar um anticongelante no líquido de arrefecimento do motor, na proporção de 50%, e completar o nível sempre que necessário. Do contrário, o mau funcionamento do sistema pode comprometer o motor e causar avarias no conjunto mecânico.
Para quem roda com etanol no tanque não esqueça de completar com gasolina o reservatório que fica no compartimento do motor, isso ajuda na partida a frio.

 

Não entre numa fria! Veja alguns cuidados com a bateria do seu carro no inverno

O ar-condicionado também precisa de cuidados

Quando chega o inverno o ar condicionado fica esquecido até o calor voltar novamente. Muita gente não sabe mas quando ele fica muito tempo desligado pode ressecar as borrachas de vedação e danificar a tubulação. Mesmo no inverno, recomenda-se que o ar-condicionado seja ligado uma vez por semana por pelo menos dez minutos. Esse tempo de funcionamento fará o gás circular pela tubulação e lubrificar as borrachas, mantendo a qualidade do ar-condicionado.




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