ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Veículos

Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

Novo motor de 200cv tem competência, é o mais potente da categoria.

Márcio Martins | 08/02/2013 10:30
Divulgação.
Divulgação.
Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

Lançada no segundo semestre do ano passado, a nova Ranger chega à garagem do Campo Grande News, para uma avaliação, a picape foi cedida pela concessionária Auto Master.

O modelo que testamos foi a versão topo de linha Limited, com tração 4x4, transmissão automática, equipada com o propulsor 3.2 Duratec de 5 cilindros diesel turbo.

Há quase dez anos a Ranger ocupava o quarto lugar em vendas, não chegava a incomodar as líderes Chevrolet S10 e Toyota Hilux e não fazia frente às qualidades da VW Amarok, porém a Ford reformulou a sua representante na categoria, com um produto moderno e no mesmo patamar de preços dos concorrentes, neste seguimento que cresceu muito nos últimos anos.

O projeto da nova Ranger foi desenvolvido na Austrália, com investimentos de US$ 1 bilhão, durante quase seis anos, deixando a picape completamente nova, não foi aproveitado nada da antiga, com a missão de vender em 180 países, em um projeto global a partir de três núcleos de produção.

A nova Ranger vem com três opções de motor: Diesel 3.2 que gera 200 cv e 47,9kgfm de torque, com turbo de geometria variável, outro 2.2 diesel de 125cv e também disponível o flex 2.5 que rende até 173cv. São quatro versões, XL, XLS, XLT e Limited.

Ela vem recheada de equipamentos e de tecnologia, na versão topo de linha conta com seis airbags, ar-condicionado automático de duas zonas, GPS, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sensores de estacionamento, sensor de chuva e câmera de ré, para completar a lista de ítens de segurança e tecnologia, vem ainda com controles de tração e de estabilidade com monitoramento de inclinação da carroceria para afastar o risco de capotamento, também com controle automático de velocidade em descidas, assitente de partida em rampa, controle adaptativo de carga e assistente de frenagem.

Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

Visual e acabamento interior:

A primeira impressão visual foi positiva, seu estilo é marcante, as mudanças cairam bem ao modelo, a deixou mais elegante, a enorme grade dianteira demonstra robustez. Nas ruas por onde passamos, ela chamou muito a atenção, principalmente pelo belo azul aurora do modelo testado.

Comparar a picape Ford com um carro normal é exagero, mas o comportamento é quase tão bom quanto de um sedan de luxo, o espaço da cabine é bom, a posição de dirigir é confortável e o painel esbanja bom gosto e transmite um certo requinte, com materiais de boa qualidade e com encaixes perfeitos.

Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

Ao Volante:

A nova Ranger empolga ao dirigir, o seu eficiente conjunto mecânico tem torque e potência de sobra, para impulsionar os 2198kg, o motor garante ótimo desempenho no asfalto ou na terra, com arrancadas rápidas e retomadas seguras, mas exige atenção ao pisar no acelerador, para evitar que os pneus percam aderência, pois sua força começa a surgir a partir dos 1.500 rpm.

Outro detalhe que chama a atenção foi o baixo ruído a bordo, o isolamento acústico é eficiente, quase não se ouve o barulho do motor (raro em utilitários).

O câmbio automático tem seis velocidades, as relações de marchas são bem escalonadas com trocas suaves, usamos também a opção de troca manual sequencial, um recurso muito interessante para quem gosta de comandar o câmbio.

Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

No asfalto, ela dosa bem conforto com estabilidade, desde que sem abusos, em pisos irregulares, a suspensão tem boa filtragem das irregularidades do solo, melhorou muito em relação ao modelo anterior, lembrando que é um utilitário preparado para carregar carga, quando leve, em alguns casos ela pula um pouco.

Na terra ou em trilhas ela é valente, se sai bem graças ao sistema de tração com reduzida e boa altura do solo, bons ângulos de entrada e saída em rampas.

Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

Premiações:

A Nova Ranger é um projeto global, e foi a picape mais premiada do ano de 2012, tanto no Brasil como no exterior. Eleita a melhor picape internacional na Europa, picape do ano no Brasil e recebeu também o prêmio de motor do ano com o Duratorq 3.2 20V turbodiesel, outro prêmio que a picape da Ford recebeu foi do CAR Awards 2013, na eleição de melhor picape promovida pela Car Magazine na internet. Na 10ª edição do prêmio Top Car TV os profissionais de TV e também de sites automotivos, também elegeu a Ranger como a melhor de sua categoria.

Nos siga no Google Notícias