ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Veículos

Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses

Márcio Martins | 30/03/2019 16:55
Fotos Mazão Ramires
Fotos Mazão Ramires

A concessionária Raviera Motors apresentou na noite desta quinta-feira (28), duas novidades ao mesmo tempo, trata-se do novo BMW Série 3 e também o novo SUV X5. 

A versão top de linha 330i M Sport começa a ser vendido por R$ 269.950. O modelo chega bem recheado, como por exemplo o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português e, posteriormente, podendo ser editado por um comando de voz de preferência do usuário. Este sistema foi testado no Brasil, com o português local e desenvolvido pelo time de engenharia da empresa por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha. A tecnologia está disponível na versão M Sport e permite ao usuário interagir com o veículo e executar diversos recursos, ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos, além de programa-los de acordo com as preferências de quem o opera, como por exemplo, ligar o ar-condicionado a uma determinada temperatura. Trata-se do copiloto ideal e particularmente essencial no dia a dia a bordo, respondendo a comandos para auxiliar o motorista com inúmeras tarefas, otimizando o tempo e aumentando a produtividade durante a viagem.

Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses
Foto: Márcio Martins
Foto: Márcio Martins

Na linha M Sport inclui também o Driving Assistant Professional, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações. Ao estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant Plus que permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos. A função Surround View, por exemplo, exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. Por meio dela, que também é sensível ao toque, o usuário pode explorar a área ao redor do veículo, girando a imagem com os dedos para uma melhor visualização de obstáculos, evitando, assim, colisões.

Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses
Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses
Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses

Também é possível observar o veículo pela tela de um smartphone. Basta acionar a função Remote 3D View, por meio do BMW Connected App. Com o auxílio do aplicativo, é possível localizar o veículo, caso o motorista o perca de vista, bem como verificar, a uma distância segura, o que ou quem está próximo dele. A gama de recursos inclui ainda o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha a ré.

Os faróis à laser, outra novidade do BMW 330i M Sport, possuem feixe de luz concentrado capaz de superar em 10 vezes a intensidade luminosa de fontes de luz convencionais, como por exemplo os faróis halógenos. Os BMW Laserlight geram uma luz branca particularmente brilhante e pura, além de fornecer um feixe de alcance de até 530 metros. A distribuição de luz varia de acordo com a velocidade do veículo e com o ângulo de esterço de volante.

Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses
Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses

Sob o capô do novo BMW 330i encontra-se um motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ e capaz de gerar 258cv de potência (entre 5.000 e 6.500 rpm) e 400Nm de torque máximo (entre 1.550 e 4.400 rpm) – respectivamente, 13cv e 50Nm a mais que a geração anterior. Estes incrementos de potência e torque são resultado do aperfeiçoamento minucioso do sistema BMW TwinPower Turbo, que agrega turbocompressores twin-scroll, injeção direta de combustível de alta precisão, sistema de controle de válvulas variável VALVETRONIC e comando de válvulas Duplo-VANOS. O sistema de injeção de alta precisão garante uma dosagem perfeita de gasolina e combustão particularmente limpa. O sistema de injeção direta permite ainda um fluxo ideal de gasolina através de câmaras de combustão, com pulverização feita por injetores com múltiplos orifícios.

Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses
Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses
Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses

Já a quarta geração do BMW X5 chega em quatro versões e preços a partir de R$ 449.950. Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o modelo produzido em Spartanburg (EUA) foi completamente renovado e está maior, mais esportivo, sofisticado e moderno.

Externamente, o modelo recebeu novas entradas de ar na dianteira, uma grade frontal cromada mais ampla e angular, com o duplo rim conectado, novas luzes de neblina horizontais e novos faróis Full-LED, alinhados à nova identidade visual da marca bávara. Na traseira, as linhas de cintura e teto e dinâmicas, e as lanternas horizontalizadas e tridimensionais, estão entre os demais destaques do desenho exterior do veículo.

O novo BMW X5 está maior que seu predecessor: o comprimento aumentou 36 milímetros, totalizando 4,922 metros; a largura, 66 mm, indo a 2,004 metros; e a altura, 19 mm, subindo para 1.745 mm. A distância entre eixos tem 42 mm a mais, atingindo agora 2,975 metros. O porta-malas tem incríveis 650 litros, podendo atingir 1.870 litros com os bancos reclinados. 

Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses
Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses
Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses

Internamente, a cabine conta com muito requinte e modernidade, com materiais sofisticados. Mais digital e conectada, a nova cabine traz duas grandes telas de 12,3 polegadas, que integram o conceito de BMW Live Cockpit.

Em termos de motorização, o modelo oferece duas opções distintas. A primeira (versões xDrive 30d, xDrive 30d M Sport e xDrive 30d M Sport xOffroad) é um bloco de seis cilindros, em linha, de 2.993 cm³, movido a diesel, com 265 cavalos de potência a 4.000 rpm e 620 Nm de torque entre 2.000 e 2.500 rpm. O propulsor leva o modelo dos 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e à velocidade máxima de 230 km/h.

Já a versão esportiva X5 M50d tem motor de seis cilindros em linha, de 2.993 cm³, quadriturbo, a diesel, que entrega 400 cavalos de potência, a 4.400 rpm, e 760Nm de torque, entre 2.200 e 3.000 rpm. Essa configuração acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 s e tem velocidade máxima de 250 km/h.

Foto Márcio Martins
Foto Márcio Martins
Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses
Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses

Todas as versões tem câmbio automático Steptronic de oito marchas, com shift paddle, e tração integral xDrive. A suspensão a ar integral adaptativa (disponível apenas para as versões xDrive30d), por sua vez, ajusta a altura do veículo em cinco níveis diferentes de acordo com a preferência do motorista, por meio de um seletor situado no console central, variando até 80 mm. Além disso, altura do veículo pode ser ajustada também pela BMW Display Key ou por um botão no porta-malas, facilitando a carga e descarga de objetos.

O modelo traz ainda sistemas de tecnologia semiautônoma, como o Driving Assistant Professional, que permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. O sistema traz as seguintes funções: alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado em cruzamentos, assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral; alerta de evasão e alerta de veículo cruzando à frente.

As câmeras de visão geral permitem a visualização de todo o entorno do veículo, facilitando assim as manobras de estacionamento e evitando colisões. Por meio da tela touch, a área 360°em volta do veículo pode ser explorada e girada com os dedos, permitindo assim uma visão total do carro em tela. O veículo disponibiliza ainda a chave Display Key com tela ‘touch’ colorida de LCD, que traz informações do veículo, como localização, autonomia, serviços e reparos, entre outros. Por meio dela, é possível também travar e destravar as portas do veículo, acender e apagar as luzes internas e levantar e abaixar os vidros laterais do veículo, entre outros.

Novos BMW Série 3 e X5 são apresentados aos campo-grandenses

O sistema de navegação professional com iDrivetouch, por sua vez, traz tela de 12,3 polegadas com tecnologia touch, HD de 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio via USB ou CD, além de integrar o sistema BMW ConnectedDrive, assistente pessoal que oferece uma série de serviços, como concierge, chamada de emergência e informações do trânsito em tempo real.

Por fim, o BMW Remote 3D View é um aplicativo que mostra, por meio do BMW Connected App, uma visão em 360° do veículo na tela do celular, em qualquer lugar. Além de sempre o lembrar onde seu carro está estacionado, a nova tecnologia ajuda na segurança, mostrando como estão os arredores do veículo antes de você ir até ele.

Estão disponíveis seis opções de cores: Branco Alpino (sólida); Carbon Black, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Arctic, Azul Phytonic (metálicas). Há quatro opções de revestimento interno: Couro Vernasca em Bege/ Marrom; Couro Vernasca em Preto/ Preto; Couro Vernasca em Café/ Preto; e Couro Vernasca em Cognac/ Preto. Pioneiro da família BMW X, o BMW X5 chega à quarta geração com mais de 2,2 milhões de unidades vendidas desde 1999, ano do seu surgimento.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias