ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Veículos

Número de carros com sistema ESP de série cresceu 22,3% em 2015

Aumento indica que quase metade das versões de veículos nacionais e importados à venda no país (49,4%) contou com o item de fábrica em relação ao ano anterior; no país, a disponibilização do ESP de série ainda não é obrigatória

Márcio Martins | 11/02/2016 08:29

Cresceu o número de carros disponíveis no mercado com o sistema ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade) como item de série no último ano, de acordo com estudo produzido pelo CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária). No levantamento, foram considerados 299 modelos de veículos nacionais e importados à venda no país em 2015. Das 917 versões disponíveis no mercado, em 549 o item era de série; em 2014, apenas 499 eram equipadas com a tecnologia, o que representa um aumento de 22,3%. No Brasil, a disponibilização de fábrica do ESP pelas montadoras será obrigatória para todos os veículos a partir de 2022.

O estudo mostra ainda que, para os modelos produzidos no país e na América do Sul, o crescimento das versões com o item de segurança de série foi de 49,4% em 2015, se comparado com o ano anterior. Entre os importados à venda no país, o aumento foi de 19,9% no mesmo período. “O fato de as montadoras oferecerem uma gama maior de versões com o ESP como item de fábrica mostra o empenho das marcas em produzir veículos mais tecnológicos, mas ao mesmo tempo mais seguros para seus clientes”, afirma Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI BRASIL.

O levantamento mostra que, na categoria mais popular do mercado, a dos hatches compactos, 18,5% possuem ESP como item de série e 81,5% não oferecem o sistema nem como opcional. Na categoria dos hatches médios, no entanto, 82,5% das versões de fábrica possuem ESP.

Nos sedans compactos, 12% das versões analisadas contam com o ESP de série; já nos sedans médios, um dos segmentos mais concorridos do mercado brasileiro, a porcentagem é superior, com 67% das versões com o item de fábrica.

No estudo, as picapes compactas lideram como a categoria que menos conta com o item de série. 89% das versões não são equipadas com o ESP. Nos veículos esportivos, por outro lado, 81% das versões já saem das fábricas com o sistema. Em 2015, quem optou por um sedan de luxo encontrou o ESP em todas as versões disponíveis no mercado, antes mesmo de pegar as chaves.

“Desde o ano passado, temos notado um esforço maior por parte das montadoras em disponibilizar o ESP na produção dos seus modelos. Embora o item seja obrigatório para todos os veículos somente em 2022, ele representa uma maneira eficaz de dar mais segurança ao motorista caso seja preciso corrigir bruscamente a trajetória do veículo, especialmente em pisos de baixa aderência, como lama ou asfalto molhado”, finaliza o executivo.

A edição completa do segundo estudo do CESVI BRASIL sobre a presença do sistema ESP em carros está disponível no site www.cesvibrasil.com.br.

Nos siga no Google Notícias