ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Veículos

Roda de plástico será realidade em breve

Peças de material composto são mais baratas e mais leves que modelos convencionais

Carros.ig | 14/06/2014 15:33
Roda de plástico será realidade em breve

Reduzir o peso do automóvel é uma das formas mais eficientes de torná-lo mais econômico em consumo de combustível e assim reduzir suas emissões poluentes. Pensando nisso, as empresas Sabic, especializada em polímeros e termoplásticos de engenharia, e a Kringlan Composites, fabricante de compósitos, desenvolveram a primeira roda para carros fabricada de composto termoplástico com fibra de carbono do mundo. A peça feita com esses materiais é mais leve que modelos tradicionais, fabricados com ligas metálicas, além de ter custos menores de produção e causa menor impacto ambiental.

“A combinação de resina de alto desempenho com carbono oferece a oportunidade de redução de peso e de custos de produção, bem como a possibilidade de reciclagem dos materiais” ressalta Thierry Materne, vice-presidente de tecnologia e inovação da Sabic.

Segundo comunicado das empresas, a roda de material composto proporciona flexibilidade para que a peça seja montada com raios de metal tradicional ou de resina reforçada com fibra de carbono. O projeto está em conformidade com as normas em vigor estabelecidas para rodas de metal pelo instituto alemão TüV, o que aumenta a possibilidade de aplicações por montadoras ao redor do mundo. O protótipo já está sendo testado por uma fabricante alemã, que não foi identificada.

Pelas contas dos projetistas da Sabic e Kringlan, um automóvel equipado com rodas de material composto podem apresentar uma redução de emissões de COS de até 3%.

Nos siga no Google Notícias