ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Veículos

Vela de ignição desgastada pode gerar falhas no motor

Com o início das férias de julho, o componente deve ser revisado antes da viagem

Redação | 08/07/2015 18:37
Vela de ignição desgastada pode gerar falhas no motor

O desgaste da vela de ignição pode gerar transtornos. Isso porque o componente está relacionado diretamente ao desempenho do motor. O alerta é da NGK, maior fabricante e especialista mundial em componentes do sistema de ignição. Com a chegada das férias de julho, quando aumenta o movimento nas estradas, o consultor de Assistência Técnica da empresa, Hiromori Mori, destaca a importância da revisão e, se necessária, a troca por componentes novos.

Segundo o especialista, velas de ignição com desgaste excessivo ou com funcionamento irregular podem causar falhas no propulsor, além de dificuldades na partida do automóvel, aumento do consumo de combustível e dos níveis de emissões de poluentes.

“O funcionamento irregular da vela de ignição nem sempre é percebido pelo motorista. Por conta da evolução tecnológica, os motores estão condicionados a trabalhar em situações adversas e, principalmente, quando há início de falha. Quando o problema começa a ser percebido, é sinal de que está ocorrendo há algum tempo”, alerta o especialista. O componente trabalha sob condições muito severas, como altas temperaturas e pressão e, com o uso, sofre um desgaste natural.
No manual de manutenção e garantia dos veículos há uma tabela com o plano de troca especificado pela montadora. A NGK recomenda a revisão e inspeção da peça a cada 10.000 quilômetros ou anualmente, aquilo que ocorrer primeiro.
Além de evitar transtornos, a manutenção preventiva gera economia. Velas com desgaste excessivo podem reduzir a vida útil de cabos, bobinas, transformador, distribuidor e catalisador. Pesquisas do setor afirmam que o valor do reparo geralmente é 30% mais caro.

Possíveis problemas no motor, como excesso de combustível, infiltração de óleo e de fluido de arrefecimento na câmara de combustão e uso de combustível de má qualidade também podem ser identificados pela inspeção visual da vela. O consultor de Assistência Técnica da NGK explica que a aparência da peça diz muito sobre o estado do motor e, por isso, deve ser priorizada em qualquer revisão preventiva.

Cabos de ignição
Os cabos de ignição, que conduzem a alta tensão produzida pela bobina até as velas, igualmente necessitam de checagem periódica, que deve ser feita junto com as velas. Para automóveis movidos a GNV (Gás Natural Veicular), as revisões devem ser realizadas a cada 30 mil quilômetros.

O técnico ressalta que cada veículo possui um modelo de vela e cabo de ignição apropriado, conforme Tabela de Aplicação e manual do proprietário. A utilização de peças inadequadas podem danificar outros componentes do veículo.

A Tabela de Aplicação de velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio estão disponíveis no site www.ngkntk.com.br.

Nos siga no Google Notícias