ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Governo procura novo local para Maníaco da Cruz, após decisão do TJ

Aline dos Santos | 05/03/2012 15:58

Na última semana, o Tribunal manteve a determinção de interdição e internação em hospital do rapaz que matou 3 pessoas em 2008

Governo procura novo endereço para jovem que matou três e deixava corpos em formato de cruz. (Foto: João Garrigó)
Governo procura novo endereço para jovem que matou três e deixava corpos em formato de cruz. (Foto: João Garrigó)

O governo está à procura de um novo endereço para Dhionatan Celestrino, de 19 anos, o Maníaco da Cruz. Na última semana, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve a decisão da Justiça de Ponta Porã, que determinou a interdição e internação compulsória em hospital psiquiátrico.

Desta forma, ele deverá deixar a Unei (Unidade Educacional de Internação) Mitaí, em Ponta Porã, onde está desde outubro de 2008. Superintendente da Assistência Socioeducativa, Hilton Vilassanti, afirma que a decisão judicial proíbe que o jovem permaneça na Unei.

“Ele não pode ficar mais, não é o local apropriado. Estamos procurando outro local”, afirma. De acordo com Vilassanti, o novo destino de Dionathan será definido nesta semana.

Depois de ser apreendido aos 16 anos por mortes em série, sempre deixando os corpos das vítimas em formato de cruz, o maníaco voltou a ser notícia em 2011, quando encerrou os três anos de internação, punição máxima prevista pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A Defensoria Pública tentou habeas corpus no TJ/MS, que negou o pedido no mês passado. Conforme a decisão, ele não permanece internado em razão da medida socioeducativa, mas, agora, por determinação decorrente da interdição.

Para a justiça de Ponta Porã, mesmo que os laudos não comprovem categoricamente a condição de insano, servem para demonstrar que Dionathan não tem condições de voltar ao convívio social.

Nesta segunda-feira, o defensor público Henoch Cabrita de Santana entrou com pedido de habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça). “Pedi que os ministros determinassem a internação dele em hospital psiquiátrico", afirma.

Bom menino – Na Unei, o adolescente que chocou Mato Grosso do Sul, teve um comportamento exemplar. Com um quarto só para ele, o maníaco permanece isolado e passa os dias lendo a Bíblia, revistas e livros.

Ao contrário das imagens que ganharam o noticiário, ele já não tem mais os cabelos longos. O jovem recebe visita de familiares e já foi informado de que deixará a Unei. Diante da notícia, não demonstrou qualquer reação.

Jovem já não tem mais cabelos longos, como em foto de 2008. (Foto: Minamar Júnior/Arquivo)
Jovem já não tem mais cabelos longos, como em foto de 2008. (Foto: Minamar Júnior/Arquivo)

Mortes - O primeiro a morrer foi o pedreiro Catalino Gardena, que era alcoólatra. O crime foi em 2 de julho de 2008. A segunda vítima foi a frentista homossexual Letícia Neves de Oliveira, encontrada morta em um túmulo de cemitério, no dia 24 de agosto.

A terceira e última vítima foi Gleice Kelly da Silva, de 13 anos, encontrada morta seminua em uma obra, no dia 3 de outubro. Dionathan foi apreendido no dia 9 de outubro, seis dias após o último assassinato, em casa.

No quarto dele havia pôster do Maníaco do Parque e de um diabo.

Para cometer os crimes ele utilizava luvas cirúrgicas. O maníaco estrangulava as vítimas e terminava de matá-las com faca, arma com a qual ele escreveu INRI (Jesus Nazareno Rei dos Judeus) no peito do primeiro alvo.

Nos siga no Google Notícias