A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

31/08/2011 20:01

Integrantes de ONG que vêm resgatar leão de Ivinhema chegam nesta 5ª

Paula Maciulevicius

Animal vai se mudar para Cotia, interior de São Paulo

Leão está a um rugido de deixar zoológico desativado e morar em uma jaula de mil metros quadrados.
(Foto: Ivinotícias)Leão está a um rugido de deixar zoológico desativado e morar em uma jaula de mil metros quadrados. (Foto: Ivinotícias)

Uma equipe de nove pessoas da ONG Rancho dos Gnomos, que vai abrigar o leão Simba, que vive no zoológico desativado de Ivinhema, chega nesta quinta-feira à Capital.

Além dos fundadores da ONG, médicos veterinários, anestesistas e biólogos. A viagem do animal está prevista para acontecer de sexta-feira até sábado, de Ivinhema à cidade de Cotia, no interior de São Paulo.

A história do resgate está sendo acompanhada de perto pela mídia desde que surgiu uma campanha no Facebook para que o leão encontrasse um novo lar, depois que leoa que fazia companhia à ele morreu.

Na semana passada, a prefeitura de Ivinhema, cidade que abriga o leão em um zoológico desativado há seis anos, deu R$ 24 mil para a manutenção do felino por dois anos. Uma contrapartida para que o animal encontre um novo lar.

O leão está cada vez mais perto de rugir em uma nova jaula. Simba, que agora chama Antuak, vai trocar a precária estrutura do zoológico por uma jaula de 1 mil metros quadrados e a solidão, pela companhia de duas leoas.

A chegada da equipe do Rancho está marcada para a tarde desta quinta-feira. A fundadora da ONG, Silvia Pompeu explica que eles sempre procuram chegar ao local um dia antes, descansar para a correria do embarque.

No caso do leão, o embarque começa nas primeiras horas de sol da sexta-feira, dia 02 de setembro. “Analisamos passo a passo, se está tudo bem, depende se está calor, do estado de espírito dele, tudo é avaliado”, conta, para então seguir viagem.

O leão será levado em uma carreta transporte, içada por um caminhão guincho, em companhia de biólogos e veterinários, incluindo um anestesista.

A viagem é prevista para acontecer em três dias. “Vamos devagar, para, descansa, seguindo de acordo com as necessidades do animal”, relata Silvia.

A manutenção do leão custa aproximadamente R$ 1 mil por mês, estima os fundadores da ONG, incluindo gastos com alimentação, medicamentos e produtos de limpeza. O animal come 6 kg de carne por dia.

No Rancho dos Gnomos, moram 11 leões, um tigre e uma onça parda. Os felinos recebem frangos, víceras, complemento vitamínico e, acredite, erva cidreira.




Como futura Bióloga, fico muito orgulhosa deste trabalho lindo que o Rancho dos gnomos e outras ONGS vem fazendo para dar vida digna para os animais. Pessoal, boa viagem de volta para todos, para os motoristas do caminhão, profissionais que voltarão junto no caminhão, um super abraço de MUITO OBRIGADA para o tiozinho que durante nove longos anos cuidou do querido Simba, hoje rei Antuak. Tenho certeza que tudo vai dar certo!
 
SARA DA SILVA CARRERA ARAUJO em 01/09/2011 06:50:23
Que Deus, conserve essa carinha linda, por muitos anos e tenha muitos filhotes.
Estou na torcida, para que tudo corra bem durante a viagem.
A nova casa parece ótima, melhor ainda com vários amigos e namoradas.
Boa Sorte ao Simba/Antuak e a toda equipe responsável pelo transporte.
 
neyde de oliveira em 31/08/2011 11:27:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions