ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Delcídio defende indenização pela terra para resolver questão indígena

Aline dos Santos | 01/11/2012 11:26
Delcídio discutiu questão com procuradores e antropólogo.
Delcídio discutiu questão com procuradores e antropólogo.

O senador Delcídio Amaral (PT) defende que é preciso aprimorar o artigo constitucional que trata das indenizações em caso de desapropriação de terras indígenas.  Ontem,  em Brasília,  o parlamentar discutiu a questão com a subprocuradora-geral da República, Gilda Carvalho, o procurador da República em Dourados, Marco Antonio Delfino, e o antropólogo da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão das Populações Indígenas e Minorias, Marco Paulo Schetino.

Atualmente, em caso de identificação de uma área como indígena, apenas as benfeitorias são indenizadas aos fazendeiros. O senador analisa que o pagamento também pela terra nua pode ser decisivo para o fim do conflito fundiário.O parlamentar quer que seja incluído no Orçamento 2013 a previsão de recursos para indenizações.

A situação dos índios em Iguatemi, conhecida de longa data em Mato Grosso do Sul, ganhou o Brasil e o mundo após divulgação de uma carta em que os guaranis prometem resistir até a morte a uma ordem judicial de despejo. O drama dos povos indígenas ganhou força nas redes sociais, com abaixo-assinado e promessa de “Facebookcídio”.

No  dia 30 de outubro, o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) determinou a manutenção dos indígenas na área, denominada de Pyelito Kue. Os indígenas ocupam 2 hectares da fazenda Cambará, que possui 762 hectares, desde novembro do ano passado.

Conforme o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), os índios já sofreram três ataques. A área em disputa é objeto de estudo antropológico desde 2008, mas ainda sem resultado.

Nos siga no Google Notícias