ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Cortes na Petrobras não preocupam Três Lagoas

Vanda Escalante | 20/05/2011 16:22

Empresas interessadas em disputar a construção da fábrica de fertilizantes começam a visitar o município na próxima semana

O anúncio da reformulação do plano de investimentos da Petrobras, feito na última segunda-feira (18) pela direção da empresa, gerou apreensão durante toda a semana. Para Mato Grosso do Sul, a questão central seria a possibilidade de que os cortes propostos pelo governo federal acabassem por comprometer a instalação da fábrica de fertilizantes nitrogenados em Três Lagoas.

Junto à Prefeitura de Três Lagoas, a situação é de tranqüilidade. A informação do gabinete da prefeita Márcia Moura (PMDB) é de que os cronogramas estão mantidos e não há previsão de alterações na agenda para início da instalação do canteiro de obras e construção da fábrica.

Também para a semana que vem está confirmada a visita a Três Lagoas do primeiro grupo empresarial interessado em apresentar proposta para participar do processo de licitação para construção da fábrica. A previsão é de que o canteiro de obras seja implantado em setembro deste ano.

Pelo projeto, a UFN (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) de Três Lagoas terá capacidade de produzir 1,2 milhão de toneladas de ureia e 761 toneladas de amônia por ano, e será a maior unidade de fertilizantes nitrogenados da América Latina. Hoje o Brasil importa 67% da ureia consumida no País.

O novo plano de investimentos da Petrobras deve ser anunciado na próxima semana, mantendo o volume de investimentos nos aproximadamente R$ 224 bilhões atuais ao invés de eleva-lo para perto dos R$ 270 bilhões como era previsto. O objetivo do governo ao determinar esse ajuste no plano é evitar que um demasiado aquecimento na economia provoque aumento da inflação.

Nos siga no Google Notícias