A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

15/02/2018 14:50

Devolver para Portugal?

Por Valdemir Pires (*)

A humorada solução proposta para o Brasil que ouvi, dia desses, fundamentada, provavelmente, na lógica captada por Nelson Rodrigues (o “complexo de vira-latas”) chega a atrair adeptos: Devolver para Portugal e pedir desculpas pelos danos.

Pensei, de imediato: Bem, nesse caso, os lusitanos teriam que devolver para os indígenas; e ajoelhar por perdão pelas atrocidades acumuladas.

Anedotas à parte, e complexo de vira-latas também, o fato é que passou há muito da hora de responder à pergunta que não cala: o que quer ser e o que pode vir ser o Brasil?

Enquanto as respostas não são encontradas – até porque, afinal, parece que ninguém, por aqui, está formulando as perguntas – o país vai trilhando o caminho do quase nada a coisa nenhuma, sem bússola nem habilidade para utilizar uma.

O que representa o Brasil, hoje, na economia global e na comunidade internacional? Que Nação é o Brasil para o seu próprio povo?

Mirado de dentro para fora ou de fora para dentro, um oco, uma sombra, uma dúvida, um desalento. A isso foi reduzida a Terra de Santa Cruz.

Por quem? Em benefício de quem? Com que artifícios e artimanhas?

Que sonhos, projetos (para não abusar, falando de utopias) pode o Brasil acalentar e urdir, no horizonte de uma, duas, três gerações (sem cair em patriotismos vis ou patriotadas doidas)?

Quem, por aqui, atualmente, está preocupado em ir além do “economize e pague a conta” que impõe a Quaresma sem passar pelo Carnaval? Quem, vendo isso acontecer, está se movendo para afastar para longe este cálice?

Cadê Momo? Terá seguido o destino de Dom Sebastião?

(*) Valdemir Pires é professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara

Por que o Brasil não está caminhando para a expansão da Internet?
A privatização do Sistema Telebrás, em 1998, foi o embrião para as empresas investirem na universalização das redes de telecomunicação, tornando-se u...
Triste boa notícia
A leitura é um dos maiores prazeres da vida. Mergulhar fundo no mar de palavras de belezas naturais, que ficam maravilhosas quando juntadas com maest...
Fim do Ministério do Trabalho: avanço ou supressão de direitos?
Numa eleição marcada por antagonismos e forte polarização, todo ato do presidente eleito tem sido motivo de fortes críticas, com especial endosso e e...
Brasil — Vocação para o progresso
Nas comemorações dos 129 anos da Proclamação da República, reflitamos sobre o papel do Brasil no contexto mundial, que é também o de iluminar as cons...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions