Mocidade confirma favoritismo e leva 6º título no Carnaval de Corumbá
Império do Morro perde por um minuto de atraso e fica com vice
Com a mesma garra, emoção e orgulho que nortearam a passagem triunfante da escola de samba pela Avenida General Rondon, durante o desfile realizado na segunda-feira (16), a comunidade da Mocidade Independente da Nova Corumbá comemorou a conquista do título de campeã do carnaval corumbaense de 2026, proclamada hoje, com 159,5 pontos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Mocidade Independente da Niva Corumbá conquistou o título de campeã do carnaval corumbaense de 2026, somando 159,5 pontos. Com o enredo "Mocidade grita forte: Salve Tereza, rainha do quilombo, a voz da liberdade", a escola conquistou seu sexto título no grupo especial. A disputa foi acirrada, com o Império do Morro ficando em segundo lugar com 159 pontos, seguido pela Pesada com 158 pontos. Entre os blocos oficiais, a Nação Zumbi sagrou-se campeã com 79 pontos, seguida pelo Arthur Marinho e Praia, Bola e Cerveja.
A apuração das notas ocorreu entre a tarde e início da noite desta quarta (18), nos camarotes do circuito do carnaval, na passarela do samba, e as comunidades de todas as escolas se reuniram e fizeram uma grande festa, com muito samba e harmonia. O local contou com forte esquema de segurança formado por militares e guardas privados.
- Leia Também
- Favorita, Mocidade da Nova Corumbá é penalizada pelo regulamento do desfile
- Corumbá quer rediscutir seu Carnaval para não perder a majestade e o foco
Ao final, as três primeiras escolas classificadas ganharam 23 caixas de cerveja de uma distribuidora, o que vai garantir uma longa festa. A disputa do campeonato desse ano foi acirrada e a diferença entre as primeiras classificadas foi mínima, considerando ainda as punições de duas.
A Império do Morro, que pecou no final do desfile, passando em um minuto o tempo regulamentar (70 minutos), ficou com o vice-campeonato, com 159 pontos. Em terceiro, a Pesada, com 158 pontos.
Vitória da comunidade - A Mocidade conquista seu sexto título no grupo especial, além de quatro vices, e ainda um campeonato de acesso, com o samba-enredo “Mocidade grita forte: Salve Tereza, rainha do quilombo, a voz da liberdade”. O tema narra a trajetória de Tereza de Benguela, liderança negra, símbolo de resistência à opressão colonial que liderou um quilombo em Mato Grosso.
“É a vitória da nossa comunidade, que está lutando conosco o ano todo, presente em todos os eventos e ensaios, sofrendo com a gente e agora celebrando essa grande conquista”, disse o presidente da agremiação, Joilço Rondon de Oliveira, após o anúncio oficial do resultado das apurações das notas dos oito quesitos por 16 jurados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
A classificação geral ficou assim: 1º Mocidade da Niva Corumbá, 159,5 pontos; 2º Império do Morro, 159; A Pesada, 158; Estação Primeira do Pantanal, 157,2; 5º Caprichosos de Corumbá, 156,5; 6º Vila Mamona, 156,3; 7º Major Gama, 156,3; 8º Acadêmicos do Pantanal, 154,4; 9º Marquês de Sapucaí, 154,4; e 10º Imperatriz Corumbaense, 151,9.
Entre os blocos oficiais, o desfile realizado no sábado (14) de Carnaval foi da Nação Zumbi, com 79 pontos, seguido em segundo lugar pelo Arthur Marinho (79,2 pontos) e em terceiro pelo Praia, Bola e Cerveja (78,6 pontos). O bloco Flor do Abacate, que celebrou na avenida seus 60 anos de fundação, foi penalizado com 4 pontos por extrapolar seu tempo em 9 minutos.



