A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Novembro de 2019

14/10/2019 14:16

A beleza de ser professor

Por Shirleya Nunes de Santana (*)

Transformar sonhos em realidades, ser "ponte" onde esses sonhos caminham no cotidiano de grandes desafios e conquistas. Quando buscamos o significado de "professor" encontramos conceitos como: aquele que ensina, ministra aulas; mestre. Ou ainda, aquele que professa uma crença, uma religião. Penso que um pouco de tudo isso, e muito mais!

Todos os dias o professor tem a possibilidade de aprender e ensinar algo, de deparar-se com encontros que ficarão marcados eternamente na mente e coração de alunos e dele próprio.

Acabamos por viver muitas experiências dentro de um ambiente escolar, "somos" um pouco de tudo: pai, mãe, médico, psicólogo. Não é por exercer a função, mas porque em alguns momentos eles nos buscam assim. Choramos e sorrimos juntos, conseguimos identificar uma expressão diferente, um olhar mais profundo, um comportamento fora do habitual. Enfim, vamos nos encontrando, nos descobrindo, entrando dia a dia na vida de cada aluno e também junto à sua família, crescendo com eles.

Uma bela e exigente missão, pois essa é a realidade de um professor que em meio a tantos desafios na sociedade atual, tem buscado despertar em cada aluno a possibilidade de ser um bom profissional, bom cidadão, que respeita o outro, e é mais "gente".

Muitos desafios, diversas situações, um misto de sentimentos... É ser com o outro, que está em constante transformação, por isso tal realidade exige uma grande responsabilidade e comprometimento.

Certa vez escutei de uma criança: Quando crescer quero ser professora! Rapidamente perguntei: Por quê? E ela respondeu: Para ter um coração grande e cheio de amor, pois os professores têm muitos alunos e amam a todos! Segundo essa aluna, por trás de um professor existe um ser humano com um coração grande, cheio de amor!

Pois bem, associado a esse “coração grande e cheio de amor” temos um profissional que tem a oportunidade de mudar vidas e transformar realidades! Inclusive começando pela sua própria vida.

Agradeço a todos que passaram por meu caminho e vida escolar, incentivando-me e me fazendo caminhar os mesmos caminhos desse magistério na educação!

Ouvi de um palestrante, que compartilhava o que leu em um cartaz em uma livraria, que homenageava os professores: Quem compartilha o que sabe, muda a história de quem aprende! Para mim, isso define bem o cotidiano de um professor.

Que nesse dia dos professores, possamos ser agradecidos a esses profissionais tão importantes, que dividindo o que sabem foram mudando aos poucos a nossa vida!

(*) Shirleya Nunes de Santana é missionária da Comunidade Canção Nova e gerente do Pólo de Educação (Diretora Geral do Instituto Canção Nova).

MP 905: Os ovos quebrados da política econômica
“Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos”, eis a máxima quase maquiavélica que parece compor o Leitmotiv da atual política econômica nacional. No ...
O canto da sereia das startups de gestão de condomínios
Nenhuma empresa pode prescindir do uso de ferramentas digitais, e não é diferente no caso das administradoras de condomínios. Evoluindo simultaneamen...
Desequilíbrio econômico e emocional
Dentre as criaturas, o ser humano é, sem dúvida, a de maior significação por ser dotada de espírito e livre resolução. Deveria ser o grande zelador d...
Da Influência do Comportamento
Neste momento de caos que estamos vivendo em todo o mundo com as pessoas agredindo-se mutuamente, gerando conflitos, desentendimentos, competitividad...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions