A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

20/12/2016 14:40

As alianças de Deus

Por Heitor Freire (*)

Ao longo da história, identificamos muitas oportunidades em que Deus se mostrou para os homens e convidou-os para estabelecer com Ele uma aliança que demonstrasse os Seus propósitos em relação à sua criatura.

Essas alianças representam cada um dos pactos que, segundo as escrituras sagradas, Deus fez com os homens. Eu identifico cinco alianças.

Na primeira, após o Dilúvio, Deus disse a Noé: “Eu estabeleço a minha aliança com vocês e seus descendentes” (Gn 9,8). E continuou: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vocês e todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras. Colocarei o meu arco nas nuvens, e ele se tornará um sinal da minha aliança com a Terra” (Gn 9, 12-13).

E assim apareceu o arco-íris. Noé teve três filhos: Sem, Cam e Jafé. A descendência de Sem deu origem ao povo semita. Do seu tronco nasceram Nacor, que gerou Taré e este gerou Abrão. E deste descendem os judeus. A segunda aliança foi feita como Abrão que, a partir daí passou a chamar-se Abraão (Gn 17, 4-5).

E assim se manifestou Deus: “E a aliança que eu faço com você e seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem a carne do prepúcio. Este será o sinal da aliança entre mim e vocês” (Gn 17, 10-11). A terceira aliança foi com Moisés, com os Dez Mandamentos. Ele “pegou o livro da aliança e o leu para o povo. Eles disseram: ‘Faremos tudo o que Javé mandou e obedeceremos’.

Moisés pegou sangue e o espalhou sobre o povo dizendo: ‘Este é o sangue da aliança que Javé fez com vocês através de todas essas cláusulas’” (Ex 24, 7- 8). E que ficou representada pela Arca da Aliança. A quarta aliança foi quando Deus decidiu circuncidar o coração do homem: “Deus circuncidará o seu coração e o coração dos seus descendentes, para que você ame seu Deus com todo o coração e com toda a alma, e viva” (Dt 30,6).

A seguir, determinou o local para o seu mandamento: “Este mandamento que hoje lhe ordeno não é muito difícil, nem está fora do seu alcance. Ele não está no céu, para que você fique perguntando: ‘Quem subirá por nós até o céu para trazê-lo a nós, a fim de que possamos ouvi-lo e colocá-lo em prática? 

Também não está no além-mar para que você fique perguntando: ‘Quem atravessará por nós o mar, para trazer esse mandamento a nós, a fim de que possamos ouvi-lo e colocá-lo em prática? ’ Sim, essa palavra está ao seu alcance: está na sua boca e no seu coração para que você a coloque em prática” (Dt 30, 11-14).

Assim, Ele mostra a força criadora da palavra porque ela está revestida pelo seu mandamento que lhe confere esse poder. E indica o local para onde devemos direcionar o nosso pensamento e nossas meditações diárias: o coração.

A quinta aliança, a última, Ele a fez de forma dramática, enviando o seu amado Filho para que sensibilizasse os homens por meio de seu sacrifício, mostrando-lhes como agir para a redenção da humanidade: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Tenho para mim que Ele jamais desistirá de nós, mas espera que cada um faça a sua parte, contribuindo para a sua própria evolução e libertação.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
Sem comunicação não há evolução
Os líderes do agronegócio hoje concordam que precisamos dialogar muito mais com a sociedade urbana, pois sem isso não teremos aderência nas necessida...
A Ciência e o desenvolvimento: o óbvio que deve ser lembrado
Um país só se desenvolve se tiver ciência sólida que se transforme em tecnologia empregada pelo setor produtivo. Isso tem sido sobejamente demonstrad...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions