ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Artigos

Consciência do Papa

Por Padre Dirson Gonçalves | 12/02/2013 13:44

Padre Dirson Gonçalves*

A constituição pastoral da Igreja Católica Gaudium et Spes, diz que a “a consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz" (GS 16). Na mensagem de renúncia do Papa Bento XVI, ele utiliza três vezes a palavra consciencia: “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus...” e, por duas vezes, ele afirma: “estou bem consciente”.

Em se tratando de Bento XVI, posso imaginar os silenciosos, emocionantes e fortes momentos de intimidade com Deus, antes de tomar esta decisão. Com certeza momentos de solidão, não no sentido vazio, mas um “estar a sós” com o Pai, assim como Jesus tantas vezes o fez. Por alguns momentos, imagino, pode ter acontecido até angústia pela dúvida ou incerteza, pela “gravidade deste ato” como ele mesmo define.

Para se chegar a uma decisão como esta, é preciso muita coragem e firmeza. Isso só acontece com alguém que, em clara liberdade de consciência, sabe que está assumindo uma postura que nasceu depois de um diálogo de amor com o Pai. Uma das virtudes que sempre admirei em Bento XVI, foi a sua postura reta, clara, consciente, lúcida, na defesa dos valores do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja Católica. Alguém que defende a Igreja, em todos os momentos, sem jamais fugir à fidelidade e ao amor a Jesus Cristo. Um homem inteligente, culto, conhecedor dos valores e desafios da humanidade e, ao mesmo tempo, consciente de seu papel na construção história de nosso tempo.

Ele deixa de exercer o seu ministério como sucessor de Pedro, mas continua fiel à sua consciência, cultivando momentos de solidão com Deus, ouvindo o ressoar da voz de Deus, servindo “de todo o coração, por uma vida consagrada à oração”. Obrigado Bento XVI, por todos os sinais bonitos que o seu pontificado deixou para a humanidade. Deus o abençoe. Recolha-se, com a consciência tranqüila, como alguém que cumpriu a sua missão.

* Padre Dirson é Reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande

Nos siga no Google Notícias