ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Em busca de uma nova profissão: como se tornar um vendedor?

Por Thalis Zayede (*) | 30/08/2017 07:25

Atuando com treinamento e desenvolvimento de equipes e trabalhando na área de vendas, liderança, relacionamento interpessoal e produtividade há quase 10 anos, costumo dizer que a área de vendas é fascinante e é um dos setores que mais remunera em tempos de abundância ou em tempos de crise.

Vendedor bom tem estabilidade de emprego em qualquer empresa e, se a empresa fechar, uma fila enorme de interessados em contratá-lo. Porém, é necessário se profissionalizar, assumir a função 'Vendedor' e fazer tudo o que é necessário para se desenvolver como tal. E esse desenvolvimento é passo a passo. Não adianta achar que em um dia você se tornará o melhor vendedor do mundo. Isso é impossível, pois envolve técnica, atitude e hábito. Por isso recomendamos sempre treinamentos continuados ao invés de treinamento intensivo.

Se pudesse recomendar uma cartilha com 5 passos para quem deseja começar a atuar nesta área ou para quem quer melhorar as vendas eu diria:

- Tenha coragem: se assuma como um profissional de vendas ou, assuma que para o sucesso da sua empresa ou profissão (advogado, arquiteto, dentista, etc), você precisa ser um ótimo vendedor.

- Tome uma decisão: decida com firmeza por esse sonho de vender mais. Não adianta querer ser vendedor se você não estiver disposto a pagar o preço exigido, como por exemplo, dedicar tempo ao relacionamento com os clientes. Para que a decisão tenha mais força, é necessário termos em mente a resposta para a seguinte pergunta: o que nos move? Qual a nossa causa nobre? Ter filhos, construir uma casa, comprar um carro, ajudar alguém? Qual é a causa nobre que está por trás do desejo de vender mais?

- Estude e invista em você: se quer ser marceneiro, precisa investir em um ótimo martelo e em um bom serrote, se quer ser um advogado de sucesso, precisa cursar uma boa graduação. Se você quer ser um vendedor, também terá que investir em si mesmo. Não tenha medo de fazer cursos de vendas, pois esses treinamentos, quando possuem qualidade, costumam se pagar já nos primeiros meses por meio de uma comissão de vendas maior. Pense que você está investindo em sua ferramenta de trabalho, que neste caso é você mesmo.

- Seja dedicado: para vender basta ficar esperando o cliente chegar e comprar de você, mas para vender bem e mais, você precisa se dedicar, ter disciplina e atitude. Em nossos treinamentos costumamos dizer que o trabalho principal de um vendedor é justamente quando o cliente não está em sua frente.

- Se cerque de pessoas que querem crescer: uma das frases mais comentadas nos últimos anos em treinamentos motivacionais é a que diz que você é a média das pessoas com as quais mais convive. Se você quiser crescer, terá que conviver e se aproximar de pessoas que querem crescer também. Fique próximo aos campeões de venda que você conhece e longe daqueles que só reclamam da crise. Ao lado dos campeões, você também se tornará um campeão. Não tenha medo de convidar alguém para ser seu mentor, pois isso te auxiliará a pegar atalhos que te levarão ao topo.

Boas vendas.

(*)Thalis Zayede, coach, consultor, professor do treinamento 'Como se tornar um campeão de vendas' e diretor da Escola de Vendas e Negócios KLA – Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias