ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artigos

Evite que a inflação prejudique o seu orçamento

Por Dora Ramos (*) | 23/05/2015 10:05

A situação econômica não tem sido fácil para o consumidor brasileiro. Nos últimos 12 meses até abril deste ano, a taxa de inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) chegou a 8,17%, a mais elevada desde o período de 12 meses finalizados em 2003 (9,30%).

Nesse contexto, o consumidor precisa achar alternativas para equilibrar o orçamento que conta com o mesmo salário, mas com os preços de produtos e serviços mais elevados. É o caso dos vestuários, itens de saúde e cuidados pessoais, além de alguns alimentos.

Para essa situação, a saída é dedicar um tempo para fazer pesquisas nos possíveis locais de compras e buscar alternativas mais econômicas. Também é recomendável optar por outras marcas, menos familiares, mas que ofereçam preços mais amigáveis.

Em relação aos serviços, como a TV paga, talvez seja o caso de pensar em outras possibilidades, como a troca por um pacote menos completo, operadora ou então optar por uma conta pré-paga.

É bom a população começar a repensar seus hábitos de consumo para passar o ano com maior tranquilidade, já que as previsões são de que a inflação continue aumentando.

A preparação para os próximos meses deve ser feita com a organização da vida desde agora. É bom se livrar de gastos com o cartão de crédito, conscientizar os membros da família sobre a necessidade de economia e incentivar a mudança de comportamento de todos, além do corte daqueles itens que são realmente supérfluos.

(*) Dora Ramos é educadora financeira e especialista em contabilidade e controladoria. Fundadora e diretora responsável pela Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial (www.fharos.com.br), atua no mercado contábil-administrativo há 24 anos

Nos siga no Google Notícias