ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Greta Thunberg: o futuro condena o presente

Por Isaac Roitman (*) | 25/09/2019 16:11

Segundo a ciência, o planeta Terra foi formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. As primeiras formas de vida surgiram há 3,8 bilhões de anos.

Os primeiros vertebrados surgiram há 650 milhões de anos. A espécie humana é relativamente recente. Surgiu há cerca de 350 mil anos e adquiriu o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos.

A civilização humana recente tem levado à destruição ambiental, com sério risco de extinção em massa de outras formas de vida, processo que pode ser acelerado pelo aquecimento global.

O relatório recente da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Ecossistema (PPNES) elaborado por 145 cientistas de 50 países denuncia que 1 milhão de espécies de animais e plantas estão ameaçadas de extinção.

Recentemente milhões jovens de todo o planeta foram às ruas para alertar e protestar contra o genocídio de todas as formas de vida.

O ápice dessa indignação dos jovens, que representam o futuro, foi o discurso da líder sueca de 16 anos, Greta Thunberg nas Nações Unidas, com a presença de 60 nações.

Destaco alguns trechos de seu discurso:

1. “Isso está errado, eu deveria estar na escola, do outro lado do oceano.”

2. ”Vocês ainda se aproximam de nós, jovens, para ter esperança. Como ousam?”

3. “Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias.”

4. “Estamos no início de uma extinção em massa e tudo o que vocês falam gira em torno de dinheiro e um conto de fadas de crescimento econômico eterno. Como ousam? ”

5. “Por mais de 30 anos a ciência foi clara. Como ousam seguir ignorando alertas e vir aqui para dizer que estão fazendo o bastante? Se vocês realmente entendessem essa situação, e ainda assim seguissem falhando em suas ações, então vocês são maus. E nisso eu me recuso a acreditar”.

6. “Vocês não são maduros o suficiente para dizer que estão falhando. Mas os jovens estão começando a entender sua traição. Os olhos das gerações futuras estão virados para vocês. E se vocês decidirem nos ignorar, eu digo. Nós nunca vamos perdoá-los.”

7. "Aqui, agora, vamos definir os limites. O mundo está acordando. A mudança está vindo, quer queiram, quer não”.

A manifestação dessa notável ativista sueca deve ecoar em todos os cantos do planeta. A sua veemência em defesa da vida certamente contaminará a grande maioria dos jovens do planeta e sobretudo no Brasil.

Vamos todos, jovens e adultos, fazer coro com Greta Thunberg não só para preservarmos a vida no nosso planeta, mas também para termos uma verdadeira civilização onde todos os seres humanos vivam em harmonia e possam conquistar a felicidade.

(*) Isaac Roitman é doutor em Microbiologia, professor emérito da Universidade de Brasília, coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro (n.Futuros/CEAM/UnB), membro tiular de Academia Brasileira de Ciências. 

Nos siga no Google Notícias