ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Artigos

O paradoxo da aposentadoria: dá pra confiar o futuro ao governo?

Por Lélio Braga Calhau (*) | 24/06/2015 14:55

A mudança nas regras da aposentadoria tem causado grande preocupação na população. Não seria para menos. O assunto mexe com a gente, e muito. As pessoas contribuem por anos e esperam, numa fase posterior, onde a força física e a saúde já não são as mesmas de outrora, ter a segurança e a tranquilidade de receber mensalmente um valor suficiente para a vida, na aposentadoria.

Infelizmente, a verdade é que não há mais segurança e tranquilidade quando tratamos da aposentadoria. Mais que reclamar, temos que aceitar a nova realidade desse fato e reagir. Mais do que nunca, construir paulatinamente uma reserva financeira é essencial por parte de cada um de nós.

Essa reserva pode começar a ser construída com valores pequenos. Pouco a pouco, vá aumentando esses valores e, com bons investimentos (ex.: Tesouro Direto) você se beneficiará da ação avassaladora dos juros compostos.

Com mudança de comportamento e a adoção de hábitos financeiros positivos, como por exemplo: reduzir despesas, fazer bicos, vender coisas inúteis, estudar educação financeira gratuitamente na internet, etc., você pode mudar o seu futuro. Não confie apenas na aposentadoria oferecida pelo governo. Crie alternativas que irão fazer a diferença na sua vida, complementando e atendendo suas efetivas necessidades.

Por fim, chega a ser um paradoxo. O mesmo governo federal, que reduz a ação da aposentadoria pública, paga juros de seis por cento ao ano, mais a inflação (IPCA), para investimentos no Tesouro Direto. Isso pode lhe proporcionar a construção, no longo prazo, de uma reserva tão importante quanto a aposentadoria. Não deixe seu futuro na mão do governo. Dá trabalho, mas dá resultado.

O seu futuro agradece!

(*) Lélio Braga Calhau é promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ e Coordenador do site e do Podcast "Educação Financeira para Todos".

Nos siga no Google Notícias