ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Artigos

O ponto de Deus

Por Heitor Freire (*) | 14/01/2019 10:26

As transformações em todos os campos de atividade humana estão sempre a nos surpreender com informações que concorrem para a evolução do homem. Nesse contexto, vemos agora o surgimento da inteligência espiritual.

Compartilharei aqui, praticamente na íntegra, um artigo e uma entrevista de 2011 do site Brasil 247, que inclui uma entrevista e da revista Exame e aborda o conceito do Quociente Espiritual, um termo até então novo para mim, e acredito também para muita gente.

“No início do século passado, usava-se o QI para identificar as pessoas com inteligência acima da média, essa era considerada a medida definitiva da inteligência humana. Só em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções. A ciência começa o novo milênio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajudará a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.

No livro QS Inteligência Espiritual, lançado em 2010, a física e filósofa americana Danah Zohar aborda um tema tão novo quanto polêmico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida.

Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado ‘Ponto de Deus’ no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas. O assunto é tão atual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Newsweek e Fortune. Afirma Danah: ‘A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos em uma cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual’.

Danah hoje vive na Inglaterra com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, co-autor do livro. Formada em física pela Universidade Harvard, com pós-graduação no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), ela atualmente leciona na universidade inglesa de Oxford. É autora de outros oito livros, entre eles, O Ser Quântico e A Sociedade Quântica, já traduzidos para o português.

QS Inteligência Espiritual já foi editado em 27 idiomas, incluindo o português (no Brasil, pela Record). Danah tem sido procurada por grandes companhias interessadas em desenvolver o quociente espiritual de seus funcionários e dar mais sentido ao seu trabalho. Em 2011, ela foi entrevistada pela revista Exame em Porto Alegre durante o 300 Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento da International Federation of Training and Development Organization (IFTDO), organização fundada na Suíça, em 1971, que representa 1 milhão de especialistas em treinamento em todo o mundo.

Segundo a dra. Danah, tudo que influencia a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional. Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual”.

Ainda na entrevista à revista Exame, ela mostra a diferença entre a inteligência espiritual e a inteligência emocional: “É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação. A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência espiritual fala da alma. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam minha emoção e como eu reajo a isso. A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade”.

Ela diz mais: “Quando eu digo ‘minha vida é minha oração’, significa saber que minha vida é um presente de Deus e que precisamos fazer a diferença neste planeta”.

Em que pese toda a erudição e capacidade da dra. Danah Zohar, e com todo respeito, eu discordo da localização do “Ponto de Deus” no cérebro como ela afirma. Que ele existe, não tenho dúvida. Mas, no meu entendimento, baseado em minha intuição e no relato bíblico, em que Deus diz a Moisés, que ele colocou seu mandamento no coração e na palavra do homem (Dt 30. 11-14). É ali que se localiza o “Ponto de Deus”, no coração.

Agora, quanto aos princípios da inteligência espiritual que ela apresenta, concordo inteiramente e que são basicamente transformadores:

1. Tenha pensamentos positivos, sempre.

2. Descubra quem você é.

3. Tenha humildade.

4. Viva a compaixão.

5. Reveja seus valores.

6. Viva o presente.

7. Estamos conectados e o jeito que vivo minha vida afeta a vida do outro.

8. Sempre perguntar por quê

9. Mude sua mente, seus paradigmas e coloque seus pontos-de-vista sob uma nova perspectiva.

10. Valorize seus princípios, mesmo que sejam impopulares.

11. Celebre a diversidade.

12. Descubra a sua vocação, o seu propósito de vida e em como você pode fazer a diferença.

Sem dúvida, o trabalho da dra. Danah Zohar é uma grande contribuição para a evolução do ser humano.

(*) Heitor Rodrigues Freire é corretor de imóveis e advogado.

Nos siga no Google Notícias