ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Quaresma: deixe-se conduzir pelo Espírito Santo

Por Renan Felix (*) | 04/04/2014 13:49

A Quaresma é um caminho que se estende por quarenta dias e nos conduz à alegria da Páscoa do Senhor, à vitória da Vida sobre a morte. É um tempo de conversão, propício para mudarmos a rota do nosso coração, saindo do nosso egoísmo, que nos fecha em nós mesmos, e seguindo em direção ao amor de Deus e aos nossos irmãos.

Assim como Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto esse tempo litúrgico quer nos colocar numa atitude de revisão de vida onde, por meio da oração, do jejum e do exercício da caridade, nós nos tornaremos sensíveis ao apelo deste mesmo Espírito que quer nos levar ao deserto para nos falar ao coração.
A oração deve nos lançar em Deus, no Seu amor incondicional por cada um de nós. Ele nos ama como somos, mas não quer nos deixar como estamos, quer nos fazer melhores, mais livres, mais felizes. Contudo, só com um coração orante, em diálogo constante com o grande Amigo, seremos capazes de escutar Sua voz e acolher Sua vontade.

A prática do jejum quer nos devolver o equilíbrio. Muitas vezes, com a correria de nossas vidas, os desequilíbrios vão nos tomando ao ponto de não controlarmos mais nada e vivermos a partir dos nossos desejos e impulsos mais instintivos. Os Santos Padres da Igreja já ensinavam que quem não consegue controlar a boca, não controla mais nada em sua vida. O jejum é a arma eficaz para dizer às nossas vontades mais primitivas que elas possuem um lugar em nossa vida e não o controle dela.

O exercício da caridade nos faz lembrar que, para além de nós, de nossas vidas, dos nossos problemas, existem os irmãos, as suas vidas e as suas necessidades. Numa sociedade individualista, o exercício da caridade nos faz ir além de nós mesmos, superando as nossas diferenças e indo ao encontro do outro não só para dar a ele algo material, mas antes de tudo para dar algo de nós mesmos, de nossas vidas, dos nossos corações.

Se nos dedicarmos a viver as práticas quaresmais de forma coerente, assídua e concreta poderemos - ao fim desse tempo - celebrar a Páscoa do Senhor de maneira totalmente renovada.

Dê mais tempo do seu dia para Deus, mesmo que seja pouco, ao invés de somente deixar de comer coisas, como aquelas de que você não gosta tanto ou de somente dar esmola aos pobres. Faça diferente, dê de você a eles. Acrescente em sua vida o perdão, o amor, a solidariedade, a paciência e tantas outras virtudes.

Deixe-se conduzir pelo Espírito Santo e viva a sua Quaresma de um modo novo, para que na Páscoa, ao cantar "aleluia", você possa ser verdadeiramente um homem novo, uma mulher nova.

(*) Renan Felix é bacharel em história, missionário e diácono da Comunidade Canção Nova
Outros temas do autor: blog.cancaonova.com/renanfelix
Twitter: @renancn

Nos siga no Google Notícias