ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Artigos

Responsabilidade ambiental - qualidade de cidadão e dever de profissional

Por Ana Cristina Franzoloso (*) | 15/02/2013 14:16

Passamos a primeira década deste século ouvindo repetidamente diversas expressões que nos fazem questionar o que realmente está acontecendo no Brasil e no mundo, como o impacto ambiental, sustentabilidade, lixo reciclável, vida, fim, começo, entre outros.

O planeta passa por sérias dificuldades devido a grande retirada de recursos naturais e o mínimo que é reposto. Como cidadãos, estamos cientes de que somos muitos retirando do planeta e poucos entendem ou percebem o que realmente significa retirar mais do que repor.

Daí a roda viva se inicia, pois além de cidadãos nos tornamos profissionais; empresários, advogados, médicos, cientistas, políticos ou prestadores de serviço que se dedicam intensamente ao desenvolvimento. O planeta fervilha de forma gloriosa o sucesso devido a esses excelentes profissionais, provedores de pesquisa, gestão administrativa e estrategistas, impulsionando a cada segundo a máquina do progresso.

No entanto, diante de tantas realizações esquecemos que para desfrutar deste desenvolvimento torna-se necessário alimentar e cuidar daquele que nos proporciona a casa milésimo de segundo os meios para tudo isso: o planeta. Afinal, não conseguimos nos imaginar buscando desenvolvimento sem nos abastecermos de água, alimento, energia, entre outras necessidades.

A responsabilidade ambiental encontra-se neste caminho, primeiro como cidadão consciente da necessidade do entendimento do que significa planeta sustentável e em seguida como profissional capacitado para gerir estratégias que ocasionem esse resultado.

(*)Ana Cristina Franzoloso é professora de administração e contábeis do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

Nos siga no Google Notícias