ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Sete dicas imperdíveis para quem quer trabalhar em cruzeiros

Por Felippo Principe (*) | 22/08/2015 14:00

Considerando a atual cotação do dólar, trabalhar a bordo de um navio está cada vez mais atrativo para o bolso. Se você é comunicativo, proativo, tem disposição e adora viajar, está no caminho certo! Oportunidades não irão faltar, há vagas tanto no Brasil quanto no exterior.

Confira algumas dicas para tornar sua experiência em alto-mar ainda mais agradável.

Só o português não basta - vamos começar pelo óbvio! Qualquer profissional que atua no mercado turístico deve ter como premissa o estudo de idiomas.

Comunicar-se em Inglês é requisito básico para quem quer trabalhar em cruzeiros. E não só o vocabulário técnico. Muitas empresas fazem entrevistas no idioma para atestar a fluência do candidato.

Como diferencial podemos citar o espanhol, por sua abrangência no continente americano e europeu, e também o mandarim pelo aumento significativo de chineses em cruzeiros marítimos pelo mundo.

Foco no trabalho - muitos postulantes a vagas em cruzeiros marítimos estão em busca desta oportunidade por unir sua vocação e a paixão por viajar. Realmente, é uma alternativa tentadora. Afinal, quem não gostaria de conhecer lugares fantásticos sem gastos adicionais?

Porém, é importante lembrar que, acima de tudo, o profissional está num trabalho que requer disciplina, atenção e preparo. Lembre-se, você não será um passageiro, mas um tripulante do navio. Sempre obedeça as regras assinadas em contrato.

Comunicação à distância - utilizar celulares e tablets durante o trabalho não é permitido pelas empresas. Seu uso só pode ser feito nos horários de folga e nos locais destinados à tripulação. Porém, nem sempre a conexão de Internet em alto-mar é boa o suficiente.

Pensando nisso, dependendo da região onde estiver embarcado, vale a pena você comprar um chip de celular pré-pago para conversar com sua família e seus amigos. É barato e tem uma excelente qualidade de conexão. Inclusive poderá ser útil também em alto-mar nos casos de rotas próximas à costa.

Menos é mais - é normal imaginar que seria necessária uma mala abarrotada de roupas para suportar meses a fio fora de casa. Mas acredite: não é!

Tripulantes de cruzeiros possuem uniforme de trabalho e/ou figurino, o que reduz drasticamente a utilização de roupas pessoais durante sua estadia no navio. Além do mais é praticamente certo que roupas serão compradas durante a viagem. Portanto, leve somente o básico para não se atrapalhar nos deslocamentos e no seu retorno.

Escute os mais experientes – para tornar sua experiência no trabalho ainda mais agradável, escute os veteranos, eles já entendem e conhecem o andamento dos processos internos da empresa melhor do que você.

Dicas de comportamento, informações sobre seus chefes e sobre a cultura local, são sempre bem vindas para quem está iniciando numa nova empreitada. Acompanhe blogs sobre o assunto, converse com amigos que já tiveram essa vivência ou com seus próprios colegas de tripulação. É fundamental ouvir aqueles que já tiveram experiências anteriores no mercado.

Construa uma rede de networking - a rotina desgastante de convivência diária com as mesmas pessoas faz com que o bom relacionamento entre os colegas seja um dos principais fatores para conseguir retornar para os cruzeiros.

Planeje suas folgas - em algumas oportunidades você terá algumas boas horas (e, quem sabe, até dias!) fora do navio como folga. Este é o momento ideal para aproveitar ao máximo a viagem, conhecer pontos turísticos e curiosidades dos locais onde irá desembarcar.

Pesquise na Internet os melhores passeios, crie roteiros, planeje! Só não se esqueça de calcular o tempo que irá precisar para chegar aos lugares e retornar ao navio. Tenha sempre uma margem de segurança para evitar atrasos no reembarque.

E, então!? Gostou das dicas? Tenho certeza que se coloca-las em prática você irá conseguir trabalhar com muito mais qualidade e prazer!

(*) Felippo Principe é administrador de empresas e fundador da Summer Factory, empresa especializada em entretenimento para cruzeiros marítimos.

Nos siga no Google Notícias