ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

"Adiantados do Enem" chegam duas horas antes do portão abrir

Os portões fecham às 12h e o início das provas será às 12h30

Fernanda Palheta e Clayton Neves | 03/11/2019 10:31
As estudantes Ketilly Souza e Indaya Souza chegaram cedo para o primeiro dia de prova do Enem (Foto: Clayton Neves)
As estudantes Ketilly Souza e Indaya Souza chegaram cedo para o primeiro dia de prova do Enem (Foto: Clayton Neves)

Para não protagonizar as cenas dos famosos "atrasados do Enem", os primeiros candidatos que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) chegaram nos locais de prova cerca de duas horas antes da abertura dos portões. Em Mato Grosso do Sul, os portões serão abertos às 11h, o fechamento será ao meio-dia e o início das provas será 12h30.

A candidata Alyne Regina Franco, de 30 anos, foi a primeira a chegar na Uniderp, um dos locais de prova para o exame em Campo Grande. Às 9h10 ela já estava em frente a universidade. Ela conta que chegou cedo por uma questão da logística de casa. “Estava na casa da minha vó, na Vila Piratininga e como minha vó ia sair acabei saindo junto”, explica.

Apesar de estar com sono por ter acordado cedo, ela afirma que está confiante. “Hoje eu dou aula particular e meu sonho é ser professora. O sono não vai me atrapalhar”, conta. Para prestar a prova, ela se empenhou nos estudos durante o ano e chegou a instalar internet em casa.

Antes das 9h20, a estudante Indaya Souza, de 17 anos, também já estava no seu local de prova. Ela se programou para chegar cedo para tentar controlar o nervosíssimo. “Se eu ficasse em casa ia ser pior, para mim é melhor ficar aqui na frente por conta da ansiedade”, afirma. Mesmo se preparando durante o ano com curso online, a técnica para ficar calma é a respiração. “Estou respirando fundo para me acalmar, eu aprendi isso no cursinho”, conta.

Já a estudante Viviane Belchior, de 18 anos, chegou nos primeiros minutos das 9h, conta que nem conseguiu dormir esta noite por causa do nervosismo. Para se acalmar ela aposta na respiração e na precaução. A estudante trouxe lanches, água e até o remédio para asma. “Tudo que tinha que ser feito já foi feito. Estudei desde o começo do ano, fiz aulão, cursinho e estudei em casa. Agora é respirar e entregar para Deus”, diz. “Agora é tomar água e comer um docinho”, completa.

A estudante Ketilly Souza, 18 anos, também chegou cedo para a primeira prova do Enem. Apesar de fazer o exame como um teste para o ano que vem, ela afirma que está muito ansiosa, “Espera que o medo não tome conta”, afirma.

Enem - Em Mato Grosso do Sul, mais de 70 mil pessoas se inscreveram para o exame, em 42 cidades. Os portões aqui no Estado serão abertos às 11h, com início das provas ao meio-dia. E atenção! Nada de caneta azul. Para realização da prova é obrigatório uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

O candidato também deve apresentar documento oficial de identificação, original e com foto. Também é aconselhável estar com o Cartão de Confirmação de Inscrição e Declaração de Comparecimento impressa (caso o participante precise do documento).

Nos siga no Google Notícias