Apesar de morte, Saúde vê sucesso no achatamento de casos de coronavírus
Primeiro óbito pela doença no Estado ocorreu nesta terça-feira, em paciente com mais de 64 anos e pneumopatia crônica

Apesar da primeira morte pelo novo coronavírus ser registrada nesta terça-feira, em Mato Grosso do Sul, o governo do Estado vê com sucesso, até o momento, a tentativa de achatamento na curva de casos, necessária para não sobrecarregar o sistema de saúde.
A avaliação é da superintendente-geral de Atenção à Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mariana Croda, a partir do panorama apresentando no boletim epidemiológico apresentado nesta terça-feira. “Nós estamos conseguindo segurar a nossa curva”.
A infectologista atribui o crescimento mais desacelerado de pacientes infectados com o vírus a adoção das medidas de restrições, determinadas pelos gestores públicos, pela população.
Até o momento, a secretaria confirmou casos do novo coronavírus em 48 pessoas e investiga outros 38 pacientes. Do dia 28 de março até agora, foram 554 notificações.
O primeiro óbito aconteceu em paciente do grupo de risco. Eleuzi Silva Nascimento, de 64 anos, tinha pneumopatia crônica, o que pode ter contribuído com a grave evolução do quadro.
“A gente espera é que essa população seja protegida. Focamos que eles não podem ter contato social. Os familiares têm que preservar essas pessoas. Sobretudo aquelas que também tem comorbidades, incluindo as doenças cardiovasculares e as doenças pulmonares”, ressaltou a Croda.