ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Após chegada de mais peixes, Reinaldo vistoria Aquário do Pantanal

Obras devem ser concluídas em fevereiro, para abertura ao público no fim de março

Adriel Mattos | 31/01/2022 16:46
Governador vistoriou tanques recém-povoados. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom-MS)
Governador vistoriou tanques recém-povoados. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom-MS)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), visitou o canteiro de obras do Centro de Estudos e Pesquisas da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário do Pantanal. A previsão é concluir ainda em fevereiro para abrir ao público no fim de março.

“Os tanques externos já estão sendo povoados. Serão mais de 230 espécies de peixe aqui no Aquário do Pantanal, além de alguns animais, como jacaré e sucuri, para que a gente possa concluir e abrir esse espaço para visitação. A obra está bem acabada e com bastante qualidade”, declarou após a vistoria.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, ressaltou que a obra está sendo rigorosamente acompanhada para garantir o cumprimento desses prazos. “A obra está em andamento, com adaptação e checagem dos aquários. Vamos acompanhar praticamente toda semana a evolução do cronograma. Temos esse compromisso de entregar em março e estamos trabalhando para isso”, disse.

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água.

Das 13 licitações realizadas para a finalização das obras, quatro foram concluídas e nove estão em execução. Os tanques externos começaram a ser povoados com os peixes na semana passada. Já os internos receberão os animais a partir de 15 de fevereiro.

“Já iniciamos o processo de povoamento dos tanques externos com pintados e outras espécies (que estavam em cativeiro). Os circuitos dos aquários internos estão todos pintados e os tanques e cenografias estão 100% concluídos. Hoje, estamos com processo de maturação da água, que é a preparação da água para receber esses peixes”, explicou a assessora da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Maria Fernanda Balestieri.

Maria Fernanda ainda destacou os avanços da obra nos últimos meses, como a instalação do elevador panorâmico e das escadas rolantes; a conclusão da biblioteca e do espaço multimídia; e a ativação da câmara fria e das salas climatizadas. “Estamos seguindo o cronograma: no dia 28 de fevereiro, o Aquário entra em operação e no final de março, fazemos a entrega”, concluiu.

Além de Riedel, acompanharam Reinaldo o secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar); o adjunto da Seinfra, Pedro Caravina; e o diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges de Barros.

Nos siga no Google Notícias